|
(Des)engajamento moral e atuação docente frente ao bullying escolar, |
Aluno(a): |
Rafael Petta Daud |
Orientador(a): |
Profa. Dra. LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
01/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A APROPRIAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO E OS ALCANCES ABSTRATIVOS NA CONCEPÇÃO DE MUNDO |
Aluno(a): |
Julia Mazinini Rosa |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Ligia Marcia Martins |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
31/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A ATUAÇÃO DOCENTE JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Aluno(a): |
Eliane Aparecida Piza Candido |
Orientador(a): |
Profa. Dra. RELMA UREL CARBONE CARNEIRO |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
10/09/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A criança com paralisia cerebral e os instrumentos mediadores da escrita: uma perspectiva histórico-cultural |
Aluno(a): |
Patricia Celis Murillio |
Orientador(a): |
Prof. Dr. FRANCISCO JOSE CARVALHO MAZZEU |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
10/05/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: Um estudo comparativo por meio da Análise Retórica |
Aluno(a): |
Roberta Aline Sbrana |
Orientador(a): |
Prof. Dr. MARCUS VINICIUS DA CUNHA |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
25/09/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO ESTRATÉGIA PARA CAPTURA DA SUBJETIVIDADE DA CLASSE TRABALHADORA |
Aluno(a): |
Marcio Magalhães da Silva |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Ligia Marcia Martins |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
24/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural |
Aluno(a): |
Maria Cláudia da Silva Saccomani |
Orientador(a): |
Prof. Dr. NEWTON DUARTE |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
31/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A intervenção pedagógica no jogo de papéis em contexto escolar: estudo teórico-prático à luz da psicologia históricocultural e pedagogia histórico-crítica |
Aluno(a): |
Fernanda Oliveira Brigatto |
Orientador(a): |
Profa. Dra. JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
21/06/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A pesquisa-ação colaborativa como instrumento para construção de práticas educativas em creche |
Aluno(a): |
Stella Grimaldi Gomes Polito |
Orientador(a): |
Profa. Dra. SILVIA REGINA RICCO LUCATO SIGOLO |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
30/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A supervisão de ensino no sistema municipal de ensino de São José do Rio Preto/SP (1996 a 2016): as especificidades da trajetória histórico-político-normativa e o processo de democratização da educação básica |
Aluno(a): |
Eliani Cristina Moreira da Silva |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Marta Leandro da Silva |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
07/12/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
A TRAJETÓRIA POLÍTICO-HISTÓRICO-NORMATIVA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRETOS/SP (1996 a 2016): o papel do legislativo na implementação de programas e políticas públicas educacionais |
Aluno(a): |
Aparecido Donizete Alves Cipriano |
Orientador(a): |
Profa. Dra. MARTA LEANDRO DA SILVA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
27/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Ações de formação continuada, baseadas na pedagogia dialógica, para a inserção da Educação Ambiental crítica em escolas públicas |
Aluno(a): |
Talita Mazzini Lopes |
Orientador(a): |
Profa. Dra. MARIA CRISTINA DE SENZI ZANCUL |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
29/01/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
APRENDIZAGEM, MOTIVAÇÃO E JOGOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO |
Aluno(a): |
Karina Batista |
Orientador(a): |
Silvio Henrique Fiscarelli |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
28/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
As implicações das Pedagogias do “aprender a aprender” no ensino de Ciências da Natureza: Uma análise do material didático-pedagógico do “Programa São Paulo faz escola” |
Aluno(a): |
Bruno Novais de Souza |
Orientador(a): |
Profa. Dra. JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
31/01/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: UM ESTUDO META-AVALIATIVO |
Aluno(a): |
Joana Corrêa Goulart |
Orientador(a): |
Prof. Dr. SEBASTIÃO DE SOUZA LEMES |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
23/04/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Concepção do desenvolvimento humano em pedagogias do consenso na Educação Física: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural |
Aluno(a): |
Jennifer Aline Zanela |
Orientador(a): |
Juliana Campregher Pasqualini |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
28/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Concepções de professores da Educação Infantil acerca do planejamento de ensino: fatores determinantes |
Aluno(a): |
Amine Quintas Corrêa |
Orientador(a): |
Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
20/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Concepções e relatos de adolescentes com altas habilidades ou superdotação sobre aspectos psicossociais da sexualidade |
Aluno(a): |
Verônica Lima dos Reis |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Ana Claudia Bortolozzi Maia |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
14/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
CULTURA E IDENTIDADE: em que medida a escola pode ser um agente de transformação social |
Aluno(a): |
Dione Cabral |
Orientador(a): |
Prof. Dr. DENIS DOMENEGHETTI BADIA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
25/01/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA EM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: determinantes pedagógicos para a educação escolar |
Aluno(a): |
Marcelo Ubiali Ferracioli |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Ligia Marcia Martins |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
28/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
DILEMAS E CONTRADIÇÕES DA AUTONOMIA DOCENTE |
Aluno(a): |
Anderson Bombarda |
Orientador(a): |
Prof. Dr. DENIS DOMENEGHETTI BADIA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
25/01/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Do sonho à realidade: um estudo da trajetória de mulheres assentadas na constituição agroecológica através do resgate de saberes tradicionais |
Aluno(a): |
Thauana Paiva de Souza Gomes |
Orientador(a): |
Dulce Consuelo Andreatta Whitaker |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
28/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
Aluno(a): |
Mariana de Cassia Assumpção |
Orientador(a): |
Prof. Dr. NEWTON DUARTE |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
18/06/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
ENTRE COPOS E CORPOS: ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE BEBIDAS ALCOÓLICAS, SEXUALIDADE E PRAZER |
Aluno(a): |
Marcela Pastana |
Orientador(a): |
Profa. Dra. ANA CLAUDIA BORTOLOZZI MAIA |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
24/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: NÚCLEO DA ESPERANÇA “VILA AZUL” (2012-2016) |
Aluno(a): |
Osvaldo Luis Bauch |
Orientador(a): |
Profa. Dra. MARTA LEANDRO DA SILVA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
15/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS |
Aluno(a): |
João Antonio Galbiatti Filho |
Orientador(a): |
Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
28/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: o que pensam os professores |
Aluno(a): |
Katherine Cortiana Fagundes |
Orientador(a): |
Profa. Dra. PAULA RAMOS DE OLIVEIRA |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
30/10/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Formação Docente para inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial em Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal de Rondônia |
Aluno(a): |
Marlene Rodrigues |
Orientador(a): |
Profa. Dra. MARIA JULIA CANAZZA DALL ACQUA |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
26/07/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
INCLUIR EXCLUINDO OU EXCLUIR INCLUINDO: A escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos |
Aluno(a): |
Renan Antônio da Silva |
Orientador(a): |
Profa. Dra. LUCI REGINA MUZZETI |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
13/07/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
INCLUSÃO ESCOLAR? O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA |
Aluno(a): |
José Adnilton Oliveira Ferreira |
Orientador(a): |
Relma Urel Carbone Carneiro |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
27/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
INCLUSÃO NAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO: percepções de gestores e de egressos Público Alvo da Educação Especial |
Aluno(a): |
Juliana Gisele da Silva Nalle |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Maria Julia Canazza Dall Acqua |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
31/10/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INSTRUMENTALIZAÇÃO DIGITAL NO ENSINO: A SEMIFORMAÇÃO NA ERA DA AUTOMATIZAÇÃO COMPUTACIONAL |
Aluno(a): |
Luis Fernando Altenfelder de Arruda Campos |
Orientador(a): |
Prof. Dr. LUIZ ANTONIO CALMON NABUCO LASTÓRIA |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
24/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical |
Aluno(a): |
Thiago Xavier de Abreu |
Orientador(a): |
Prof. Dr. NEWTON DUARTE |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
10/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
O conceito de formação em Goethe e Rousseau e sua apropriação no Brasil a partir dos anos 1930 |
Aluno(a): |
Siumara da Silveira Melo Quintella |
Orientador(a): |
Prof. Dr. LUIZ ANTONIO CALMON NABUCO LASTÓRIA |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
14/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA: O Papel do Gestor Coordenador na Formação Docente |
Aluno(a): |
Gláucia Piacentini |
Orientador(a): |
Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
20/12/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS: ENTRE A FORMAÇÃO E A SEMIFORMAÇÃO |
Aluno(a): |
Marcelo Haack de Marcos |
Orientador(a): |
Ari Fernando Maia |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
28/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
O PERFIL DO PROFESSOR INTERLOCUTOR DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA |
Aluno(a): |
Luiz Ricardo Cervoni |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
05/12/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
O ROMANCE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: reverberações da arte narrativa na concepção de mundo |
Aluno(a): |
Larissa Quachio Costa |
Orientador(a): |
Prof. Dr. NEWTON DUARTE |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
27/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Organização e gestão dos serviços da educação especial: um estudo de planos municipais de educação |
Aluno(a): |
Beatriz Aparecida Barboza do Nascimento |
Orientador(a): |
Profa. Dra. CLAUDIA REGINA MOSCA GIROTO |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
04/05/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
OS DIREITOS HUMANOS NA VOZ DE PROFESSORES E GESTORES: Teoria e Prática em Escolas da Rede Pública de Ensino no Interior do Estado de São Paulo |
Aluno(a): |
Elisa Cristina Garcia Barbosa |
Orientador(a): |
Prof. Dr. ARI FERNANDO MAIA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
27/07/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Os sentidos do não aprender na perspectiva de alunos do Ensino Fundamental I, professores e familiares |
Aluno(a): |
Jaqueline Belga Marques |
Orientador(a): |
Profa. Dra. CLAUDIA REGINA MOSCA GIROTO |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
27/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Aluno(a): |
Rodolfo Fernandes Esteves |
Orientador(a): |
Prof. Dr. José Luís Bizelli |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
31/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Programa psicomotor: os reflexos da formação continuada no desenvolvimento do trabalho docente |
Aluno(a): |
Bruno Vitti Neto |
Orientador(a): |
Prof Dr. Edson do Carmo Inforsato |
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
29/08/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Quem ensina na creche? Análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da UNESP |
Aluno(a): |
Mirela Francelina Medeiros Telles |
Orientador(a): |
Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
20/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
SUPERVISOR DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE UM AGENTE PÚBLICO SOBRE SUA ATUAÇÃO |
Aluno(a): |
Rosangela Novaes Martins |
Orientador(a): |
Prof. Dr. SEBASTIÃO DE SOUZA LEMES |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
25/06/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
TIC E EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: O olhar dos/as formadores/as do projeto "WebEducaçãoSexual" |
Aluno(a): |
Larissa de Oliveira Conti |
Orientador(a): |
Profa. Dra. CELIA REGINA ROSSI |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
21/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
TRAJETÓRIA ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATÉ A EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES FAMILIARES E ESCOLARES |
Aluno(a): |
Tauane Andrade de Souza |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
12/12/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Um estudo das produções acadêmicas sobre Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio na perspectiva da Educação Especial |
Aluno(a): |
Melina Rosa da Silveira Franco |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Luci Pastor Manzoli |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
17/12/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
Uso de jogos digitais com crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma intervenção pedagógica |
Aluno(a): |
Camila Lourenço Morgado |
Orientador(a): |
Silvio Henrique Fiscarelli |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
28/02/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|
VISÃO DOCENTE E DE ALUNOS COM DEFICIENCIA SOBRE A INCLUSAO NA EDUCACAO SUPERIOR |
Aluno(a): |
Tamiris Aparecida Fachinetti |
Orientador(a): |
Profa. Dra. RELMA UREL CARBONE CARNEIRO |
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
31/01/2018 |
|
Resumo - Trabalho Final |
|
|