UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adauto Luiz Carrino
Titulo Os discursos midiáticos e o adolescente no contexto escolar
Orientador(a) Profa. Dra. Claudia Regina Mosca Giroto
Data 03/12/2021
Resumo Os discursos midiáticos estão presentes nas escolas por meio da atualidade, em que são
apresentados pelas vozes dos adolescentes, pela relação do eu e o outro, a partir da alteridade, do
reconhecimento do outro, em reflexos pelo seu discurso. Frente a esse pensamento,
estabelecemos como hipótese a ideia de que os discursos midiáticos podem contribuir para o
processo de ensino e aprendizagem do sujeito adolescente no contexto escolar. A partir dessa
hipótese, questionamos: quais os discursos midiáticos frequentemente veiculados ao contexto
escolar e sua relação com o sujeito adolescente em tal contexto? Frente a tal hipótese e
questionamento o presente estudo objetivou demonstrar os possíveis discursos midiáticos que
circulam no contexto escolar e a relação com o sujeito adolescente em tal contexto.
Fundamentado pelos pressupostos bakhtinianos, este trabalho se articula uma compreensão sobre
os enunciados midiáticos e sua interferência no contexto escolar e na relação de alteridade, com
19 sujeitos, sendo 18 adolescentes com idade entre 16 a 18 anos, matriculados no primeiro e
terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração, de uma Escola
Técnica, situada em um município de pequeno porte, no interior paulista. O outro sujeito é o
pesquisador com 31 anos, sendo este docente de Marketing no mesmo curso e unidade escolar.
Para a realização do presente estudo, recorremos à pesquisa de campo e pesquisa documental.
Nesse sentido, a pesquisa de campo foi subsidiada por pressupostos da pesquisa colaborativa,
por meio do encontro dialogado, realizado a partir de uma plataforma on-line, constituindo uma
colaboração e diálogo entre protagonistas adolescentes pesquisado e o protagonista pesquisador.
Esse processo consistiu-se em quatro momentos distintos, virtuais e coletivos, com duração
aproximada de uma hora e periodicidade semanal, norteados a partir da inquirição sobre quais
mídias os protagonistas mais utilizam/visualizam e sua possível influencia/implicação ao
contexto escolar. Para instaurar o dialogismo característico do encontro dialogado, o discurso
livre sobre tal questionamento foi incentivado, além disso, registado em vídeo e áudio, por meio
da plataforma on-line, disponibilizada pela própria escola para tal registro. Cabe ressaltar, que o
conceito de encontro dialogado é aqui compreendido como um cronotopo específico, o qual
ocorreu num espaço e tempo específico. Já na pesquisa documental, foi disposta a possibilidade
de evidenciar entre os enunciados do documento vinculado ao discurso da escola, gerando analise
e voz a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), em relação ao uso das
mídias, como é previsto e utilizado no campus escolar. Sobre a metodologia, o pensamento
teórico e a análise dos dados gerados foram subsidiados pelos pressupostos bakhtinianos e seu
Círculo, no que diz respeito, especialmente, às categorias de compreensão de alteridade e
dialogismo, inerentes ao encontro dialogado, como possibilidade de geração de resultados. Com
este estudo, despertamos o conhecimento frente aos discursos midiáticos e suas múltiplas vozes,
que podem ser diretrizes no âmbito escolar, bem como suas implicações nas informações,
difusoras do conhecimento, as quais articulam ideias, movimentos de ensino e aprendizagem no
contexto escolar do adolescente. Além do olhar sob a compreensão destes discursos midiáticos e
sua interferência na linguagem, na constituição escolar e na alteridade do sujeito adolescente em
processo de formação.
Palavras-chave: Discursos Midiáticos. Adolescente. Educação. Alteridade. Contexto Escolar

Abstract: Media discourses are present in schools through the present time, in which they are presented by
the voices of adolescents, by the relationship between me and the other, from alterity, from the
recognition of the other, in reflections by their discourse. Faced with this thought, we
hypothesized the idea that media discourses can contribute to the teaching and learning process
of the adolescent subject in the school context. Based on this hypothesis, we ask: what are the
media discourses frequently conveyed to the school context and their relationship with the
adolescent subject in such context? Faced with this hypothesis and questioning, this study aimed
to demonstrate the possible media discourses that circulate in the school context and the
relationship with the adolescent subject in such context. Based on Bakhtinian assumptions, this
work articulates an understanding of media utterances and their interference in the school context
and in the relationship of otherness, with 19 subjects, 18 adolescents aged between 16 and 18
years old, enrolled in the first and third year of education Medium Integrated to the Technical
Course in Administration, from a Technical School, located in a small town, in the interior of
São Paulo. The other subject is the 31-year-old researcher, who is a Marketing professor in the
same course and school unit. To carry out this study, we resorted to field research and
documentary research. In this sense, the field research was supported by the assumptions of
collaborative research, through the dialogued meeting, carried out from an online platform,
constituting a collaboration and dialogue between the researched teenage protagonists and the
researcher protagonist. This process consisted of four distinct moments, virtual and collective,
lasting approximately one hour and weekly, guided by the inquiry into which media the
protagonists most use/view and their possible influence/implication in the school context. In
order to establish the dialogism characteristic of the dialogued meeting, the free speech about
such questioning was also encouraged, recorded in video and audio, through the online platform,
made available by the school for such registration. It is noteworthy that the concept of dialogued
meeting is understood here as a specific chronotope, which took place in a specific space and
time. In the documentary research, however, the possibility of evidencing among the statements
of the document linked to the school's discourse was arranged, generating analysis and voice the
Common National Curriculum Base - BNCC (BRASIL, 2018), in relation to the use of media,
as foreseen and used on the school campus. Regarding the methodology, theoretical thinking and
analysis of the generated data were supported by Bakhtinian assumptions and his Circle, with
regard, especially, to the categories of understanding otherness and dialogism, inherent to the
dialogued meeting, as a possibility of generating results. With this study, we awaken knowledge
in the face of media discourses and their multiple voices, which can be guidelines in the school
environment, as well as their implications for information, diffusers of knowledge, which
articulate ideas, teaching and learning movements in the adolescent's school context. . In addition
to looking at the understanding of these media discourses and their interference in language, in
school constitution and in the alterity of the adolescent subject in the training process.
Keywords: Media Discourse. Adolescent. Education. Alterity. School context
Tipo Defesa-Doutorado
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