|
|
Aluno(a) |
Vinicius Gorla Proto |
Titulo |
PROPOSTA METODOLÓGICA DE ELABORAÇÃO DE ITENS PARA VERIFICAR O CONHECIMENTO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT) |
Orientador(a) |
Edson do Carmo Inforsato |
Data |
17/12/2020 |
Resumo |
Resumo: A eficácia da formação docente é um importante pilar na busca pela melhoria da qualidade da
educação básica no Brasil. Para apreciar os cursos de licenciatura, é necessário, antes, definir
com clareza quais conhecimentos se espera verificar nos concluintes desses cursos, ou seja, o
que é necessário que os professores saibam e sejam capazes de fazer para que possam ensinar
de maneira efetiva. Nesse sentido, Shulman elabora o conceito do Conhecimento Pedagógico
do Conteúdo (PCK), que seria, em linhas gerais, a expressão do saber ensinar dos professores,
manifestada por meio de suas explicações, exemplos, analogias e formas de representação do
conteúdo que o fazem compreensível aos alunos. A partir da concepção do PCK, muitas
pesquisas passaram a investigá-lo sob diferentes aspectos como, por exemplo, quais seriam os
componentes desse conhecimento, como eles se relacionam, como desenvolvê-lo nos futuros
professores e como avaliá-lo. Em particular, Ball, Thames & Phelps propõem o Conhecimento
Matemático para o Ensino (MKT) como um modelo de organização dos componentes do
PCK específico para o ensino de matemática e sugerem a elaboração de instrumentos que
avaliem o MKT de professores em larga escala e que permitam a utilização de abordagens
quantitativas. Diante disso, esta pesquisa exploratória bibliográfica interpretativa busca
revisar a pesquisa a respeito da produção de tais instrumentos e utiliza como fio condutor a
elaboração de um conjunto de itens por meio dos quais se possa quantificar o
desenvolvimento do MKT de geometria analítica em larga escala nos professores iniciantes de
matemática do ensino médio brasileiro e, assim, produzir dados que possibilitem avaliar a
formação inicial desses professores. A tópico especificidade do PCK, além de uma importante
dimensão contextual em sua concepção, justificam o referido recorte, bem como o esforço
para a produção de tais itens a despeito dos já desenvolvidos por outras pesquisas no contexto
internacional. Além da revisão bibliográfica do aporte teórico do PCK e do MKT,
apresentam-se, também, exemplos de potencialidades da pesquisa quantitativa na área da
formação docente, conceitos básicos da psicometria aplicada à validação de instrumentos de
avaliação como os que os itens desta pesquisa podem compor, e uma revisão sobre os
aspectos metodológicos a respeito da produção e validação de instrumentos desta natureza.
Por fim, apresentam-se detalhadamente os aspectos metodológicos da produção e validação
dos itens desta pesquisa a fim de inspirar e fornecer recursos para outros esforços na
elaboração de itens similares que extrapolem o recorte aqui estabelecido.
Palavras – chave: Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), Conhecimento
Matemático para o Ensino (MKT), formação de professores, saber ensinar, avaliação docente.
Abstract: The effectiveness of teacher education is an important pillar in the quest to improve the
quality of basic education in Brazil. In order to appreciate undergraduate courses, it is
beforehand necessary to clearly define what knowledge is expected to be verified in the
graduates of these courses, that is, what is necessary for teachers to know and be able to do so
that they can teach effectively. In this way, Shulman conceive the concept of Pedagogical
Knowledge of Content (PCK), which in general terms would be the expression of the
teachers' teaching knowledge, manifested through their explanations, examples, analogies and
forms of representation of the content that they do understandable to students. From the
conception of the PCK, many researches investigate it under different aspects, for example,
what would be the components of this knowledge, how they relate, how to develop it in future
teachers and how to assess it. In particular, Ball, Thames & Phelps propose Mathematical
Knowledge for Teaching (MKT) as a model of organization of the specific PCK components
for teaching mathematics and suggest the elaboration of instruments to assess the MKT of
teachers on large scale which allow quantitative approaches. In this way, this interpretative
bibliographic exploratory research seeks to review the research regarding the production of
such instruments and uses as a guideline the elaboration of a set of items through which it is
possible to quantify the development of the MKT of analytical geometry on a large scale in
beginners mathematics teachers of Brazilian high school and, thus, produce data that make it
possible to evaluate the teacher preparation courses. The topic specificity of the PCK, in
addition to an important contextual dimension in its conception, justify the referred
boundaries, as well as the effort to produce such items despite of those already developed by
other researches in the international context. In addition to the bibliographic review of the
PCK and the MKT theoretical models, examples of potentialities of quantitative research in
teacher education, basic concepts of psychometry applied to the validation of assessment
instruments such as the items of this research can compose, and a review of methodological
aspects regarding the production and validation of this kind of instruments are also presented.
Finally, the methodological aspects of the production and validation of the items in this
research are presented in detail in order to inspire and provide resources for other efforts in
the elaboration of similar items that go beyond the scope established here.
Keywords: Pedagogical Content Knowledge (PCK), Mathematical Knowledge for Teaching
(MKT), teacher education, know how to teach, teacher assessment. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|