UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Luisa Leoncio Monti
Titulo Estudo Sobre Violência Intrafamiliar contra a criança: Conhecimentos e Atitudes de Professores da Educação Infantil.
Orientador(a) Profa. Dra. SILVIA REGINA RICCO LUCATO SIGOLO
Data 20/02/2020
Resumo RESUMO
A violência intrafamiliar se constitui em uma das formas mais perpetradas de violência contra a criança, isso significa que a maior parte da violência infligida contra este grupo acontece dentro de casa, local esse que deveria conferir segurança. Neste cenário, encontramos na escola e no professor instrumentos de prevenção e proteção à criança quando se trata de violência, devido seu contato de caráter único com a criança. O presente estudo teve como objetivo investigar conhecimentos e atitudes de professores da Educação Infantil sobre a violência intrafamiliar contra a criança de zero a cinco anos e 11 meses, a partir da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram da pesquisa 36 professoras, distribuídas em quatro CEMEIs diferentes, em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram utilizados dois tipos de instrumentos de coleta de dados; um questionário sobre formação e experiência docente e um questionário estilo escala de Likert sobre violência intrafamiliar contra a criança. As participantes foram todas mulheres, com idades entre 31 e 61 anos de idade, com tempo médio de formação de 23,2 anos de formação. Entre as entrevistadas, 25 afirmaram já terem identificado algum caso de violência intrafamiliar. Notou-se um descontentamento geral das professoras em relação à formação inicial e continuada para o tema. As docentes relatam insegurança para atuar, devido às lacunas em sua formação, o que se traduz em uma hesitação em denunciar e apoio das práticas em senso comum e crenças pessoais. Foram identificados encaminhamentos inadequados que acabam por agravar as condições que favorecem a violência. É possível perceber a urgência pela formação, tanto pelos conhecimentos e atitudes considerados como inadequados, como pela demanda das próprias educadoras. A promoção de um microssistema (escola) que favoreça o desenvolvimento do indivíduo, assim como sua proteção, depende da capacitação de professores. Alerta-se a necessidade urgente de reformulação da formação de professores. Chama-se atenção ao fato de que existe uma falta de credibilidade nos órgãos que compõem a rede de apoio. Em suma, conclui-se que as profissionais são capazes de identificar situações e características de violência intrafamiliar contra a criança, contudo, não são capazes de solucionar de maneira adequada estes casos.
Palavras-chave: Violência intrafamiliar. Formação de professores. Teoria Bioecológica.

ABSTRACT
Intrafamily violence is one of the most perpetrated forms of violence against children, which means that most of the violence inflicted on this group takes place inside the home, that should provide security. In this scenario, we find in the school and in the teacher instruments for the prevention and protection of children when it comes to violence, due to their unique character contact with the child. This study aimed to investigate the knowledge and attitudes of Early Childhood Education teachers about intrafamily violence against children aged zero to five years and 11 months, based on Bronfenbrenner's Bioecological Theory. Thirty-six teachers participated in the research, distributed in four different CEMEIs, in a city in the interior of the state of São Paulo. Two types of data collection instruments were used; a questionnaire on teacher education and experience and a Likert scale questionnaire on intrafamily violence against children. The participants were all women, aged between 31 and 61 years old, with an average training time of 23.2 years. Amongst the interviewees, 25 stated that they had already identified some case of intrafamily violence. There was a general discontent among the teachers in relation to the initial and continuing training for the theme. Teachers report insecurity to act, due to gaps in their training, which translates into a hesitation in denouncing and supporting practices in common sense and personal beliefs. Inadequate referrals have been identified that end up worsening the conditions that favor violence. It is possible to perceive the urgency for training, both because of the knowledge and attitudes considered to be inadequate, and because of the demand of the educators themselves. The promotion of a microsystem (school) that favors the development of the individual, as well as their protection, depends on the training of teachers. There is an urgent need to reformulate teacher training. Attention is drawn to the fact that there is a lack of credibility in the bodies that make up the support network. In short, it is concluded that the professionals are able to identify situations and characteristics of intrafamily violence against the child, however, they are not able to adequately solve these cases.
Keywords: Intrafamily violence. Teacher training. Bioecological Theory.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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