UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Leticia de Souza Ribeiro
Titulo DIÁLOGOS ENTRE HELEIETH I. B. SAFFIOTI E DANIIL B. ELKONIN: uma contribuição à análise histórico-cultural da idade pré-escolar
Orientador(a) Profa. Dra. JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI
Data 21/02/2020
Resumo RESUMOrnA presente pesquisa promove o encontro de dois grandes autores, Heleieth Saffioti e Daniil Elkonin, uma socióloga brasileira e um psicólogo soviético, tecendo diálogos em torno da necessidade da incorporação da crítica feminista marxista pela psicologia histórico-cultural. Tal teoria psicológica desde sua origem se constituiu como uma ciência marxista – porque não desconsiderou as contradições das classes sociais e a exploração de uma sobre a outra no regime capitalista. Além disso, se propôs a análise materialista histórico e dialética dos indivíduos a fim de atingir o complexo fenômeno do desenvolvimento psicológico a partir da concreticidade da vida em sociedade. O estudo que desenvolvemos tem como mote a necessidade de que a psicologia histórico-cultural possa também abranger, em suas análises e formulações, a organização de gênero (e de raça) na sociedade patriarcal-capitalista, que descreve uma relação social concreta de dominação-exploração entre homens e mulheres. A crítica feita pelas teorias feministas é de inestimável valor para uma radical transformação ética, política e social, abrangendo, quando não pactuam com os movimentos sociais liberais, todas as dimensões das relações humanas. Os feminismos, em especial o feminismo marxista, visa transformar a prática social na luta pela emancipação das mulheres no sentido da igualdade substantiva entre os indivíduos. A socióloga brasileira Heleieth Saffioti traz a crítica necessária à redefinição dos sujeitos concretos das ciências, que são marcados simultaneamente em gênero-classe-raça/etnia, e por essa razão a elegemos como interlocutora principal para o debate sobre a intersecção entre desenvolvimento infantil e o conceito de gênero. A relação entre feminismo e infância se vincula à questão da formação das novas gerações e ao problema da reprodução social no regime capitalista-patriarcal. Buscando em Elkonin a referência de teorização histórico-cultural sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase na idade pré-escolar (3 a 6 anos), identificamos que o estudo científico da infância se relaciona com o problema do desenvolvimento da consciência, da atividade, da personalidade e da assimilação dos valores sociais. Dessa aproximação, desdobra-se a seguinte questão: Qual o significado captado pela criança pré-escolar sobre as relações sociais entre homens e mulheres e como incorporam os modelos de relações humanas em suas atividades? Em torno dessa questão-guia, realizamos um estudo de natureza teórico-conceitual, tendo como objeto a relação entre desenvolvimento infantil e o conceito de gênero na infância a partir das formulações dos autores indicados. No desenvolvimento do estudo sistematizamos, inicialmente, as características do psiquismo infantil em formação e suas principais conquistas nesse período etário, tendo como referência a teoria da periodização do desenvolvimento psíquico da psicologia histórico-cultural, com foco na brincadeira de papéis, conhecida como “faz-de-conta”. A brincadeira de papeis, é a atividade-guia do período pré-escolar que dirige as principais transformações psíquicas da personalidade das crianças nessa fase do desenvolvimento. A criança rigorosamente “brinca de ser um adulto” na construção do enredo lúdico porque lhe é negada a participação efetiva na dinâmica social dos adultos. Sua motivação, portanto, é a assimilação dos papeis sociais e seus significados. Acerca disso, trouxemos a discussão dos papeis sociais e como podem se colocar à serviço da reprodução da consciência alienada desde a educação infantil no contexto social-político que vivemos. Derivamos das conclusões da pesquisa implicações para a educação que se comprometa com a ética feminista-marxista, isto é, uma prática social que desenvolva com as crianças pequenas valores anti-patriarcais e anticapitalistas, esperando contribuir para que no percurso de desenvolvimento histórico-conceitual da psicologia histórico-cultural, essa ciência explicitamente herdeira da tradição marxista possa também reivindicar-se – e constituir-se como – ciência feminista.rnPalavras – chave: Psicologia histórico-cultural, Feminismo marxista, Heleieth Saffioti, Daniil Elkonin, Desenvolvimento infantil, Brincadeira de papeis, Idade pré-escolar.rnrnABSTRACTrnThis research promotes the meeting of two great authors, Heleieth Saffioti and Daniil Elkonin, a Brazilian sociologist and a Soviet psychologist, engaging in dialogues about the need to incorporate Marxist feminist criticism into historical-cultural psychology. Such a psychological theory has since its inception constituted itself as a Marxist science - because it did not disregard the contradictions of social classes and the exploitation of one over the other in the capitalist regime. In addition, the historical and dialectical materialistic analysis of individuals was proposed in order to reach the complex phenomenon of psychological development from the concreteness of life in society. Our study has as its motto the need that historical-cultural psychology can also include, in its analyzes and formulations, the organization of gender (and race) in the patriarchal-capitalist society, which describes a concrete social relationship of domination. exploitation between men and women. The criticism made by feminist theories is invaluable for a radical ethical, political and social transformation, encompassing, when not in agreement with liberal social movements, all dimensions of human relations. Feminisms, especially Marxist feminism, aim to transform social practice in the struggle for women's emancipation towards substantive equality between individuals. The Brazilian sociologist Heleieth Saffioti brings the necessary criticism to the redefinition of the concrete subjects of the sciences, which are simultaneously marked in gender-class-race / ethnicity, and for this reason we chose her as the main interlocutor for the debate on the intersection between child development and the environment. gender concept. The relationship between feminism and childhood is linked to the question of the formation of new generations and the problem of social reproduction in the capitalist-patriarchal regime. Seeking in Elkonin the reference of historical-cultural theorizing about child development, with emphasis on preschool age (3 to 6 years), we identified that the scientific study of childhood is related to the problem of the development of consciousness, activity, personality and the assimilation of social values. From this approach, the following question arises: What is the meaning captured by the preschool child about the social relations between men and women and how do they incorporate the models of human relations in their activities? Around this guiding question, we conducted a theoretical and conceptual study, having as its object the relationship between child development and the concept of gender in childhood from the formulations of the indicated authors. In the development of the study we initially systematized the characteristics of the infantile psyche in formation and its main achievements in this age period, having as reference the theory of periodization of the psychic development of historical-cultural psychology, focusing on the role play. Role playing is the guiding activity of the preschool period that directs the major psychic transformations of children's personality at this stage of development. The child rigorously “plays at being an adult” in constructing the playful plot because he is denied effective participation in the social dynamics of adults. Their motivation, therefore, is the assimilation of social roles and their meanings. About this, we brought the discussion of social roles and how it can be placed at the service of reproducing alienated consciousness from early childhood education in the social-political context we live. We derive from the conclusions of the research implications for education that is committed to feminist-Marxist ethics, that is, a social practice that develops with children small anti-patriarchal and anti-capitalist values, hoping to contribute so that in the course of the historical-conceptual development of In historical-cultural psychology, this science explicitly inherited from the Marxist tradition can also claim - and constitute itself - as feminist science.rnKeywords: Historical-cultural psychology, Marxist-feminism, Heleieth Saffioti, Daniil Elkonin, Child development, Role-playing, Preschool age.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara