UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Juliana Aparecida Poroloniczak
Titulo História e fundamentos do método de alfabetização cubano “yo, sí puedo”
Orientador(a) Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu
Data 27/08/2019
Resumo Objetivamos investigar os fundamentos da alfabetização de jovens e adultos implícitos no método cubano “Sim, eu posso”, tanto em sua versão brasileira quanto na versão original do programa “Yo, si puedo”. Para isso abordamos o processo histórico da elaboração do método, sua lógica de funcionamento e em que medida seus pressupostos teóricos se aproximam da psicologia histórico-cultural. A metodologia da pesquisa se apoiou no referencial teórico-metodológico fornecido pelo Materialismo Histórico-Dialético como norteador da análise e da crítica nesse trabalho. Realizamos um estudo bibliográfico e documental, por meio de um levantamento e análise sistemática dos materiais referentes ao Método Cubano “Yo, sí puedo”, entre eles: as tele aulas, cartilhas, manuais, guias metodológicos, teses, dissertações e artigos científicos e demais materiais pedagógicos. Recorremos aos pressupostos teóricos do processo de alfabetização, a partir do enfoque Histórico-Cultural, tendo como base os conceitos que auxiliem a compreender o método. Igualmente, tratamos da organização do mesmo, e construímos um panorama sobre a educação em Cuba e a campanha de alfabetização, que ainda nos anos 60 tirou o mencionado País do mapa do analfabetismo. Buscamos por fim com base na psicologia histórico-cultural, propor encaminhamentos que possibilitem a utilização dessa importante ferramenta da alfabetização de jovens e adultos.rnPalavras – chave: Yo, sí puedo; Psicologia Histórico-Cultural; Alfabetização; Escrita; Educação de jovens e adultos.

ABSTRACT
We aim to investigate the fundamentals of youth and adult literacy implicit in the Cuban method "Yo, si puedo", both in the Brazilian version and in the original version of the "Yo, si puedo". For this we address the historical process of the method's elaboration, its logic of functioning and to what extent its theoretical assumptions approach historical-cultural psychology. The methodology of research was based on the theoretical-methodological framework provided by Historical-Dialectical Materialism as the guide of analysis and criticism in this work. We carried out a bibliographic and documentary study, through a systematic survey and analysis of the materials referring to the Cuban Method "Yo, si puedo", among them: tele lessons, booklets, manuals, methodological guides, theses, dissertations and scientific articles and other pedagogical materials. We turn to the theoretical presuppositions of the literacy process, based on the Historical-Cultural approach, based on concepts that help to understand the method. Likewise, we deal with the organization of the same, and we built a panorama on education in Cuba and the literacy campaign, which in the 1960s took the mentioned country from the map of illiteracy. Finally, we seek, based on historical-cultural psychology, to propose guidelines that enable the use of this important tool of youth and adult literacy.
Key - words: Yo, Sí Puedo; Historical-Cultural psychology; Literacy; Writing; Youth and adult education.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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