UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Artur Carmello Neto
Titulo O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma ação de formação continuada na escola
Orientador(a) Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti
Data 01/08/2019
Resumo RESUMO

A presente pesquisa tem como fundamento os estudos realizados sobre uma
ação de formação continuada em adaptação curricular para professores do
ensino fundamental e médio de uma escola pública do interior do Estado de
São Paulo. Trata-se de professores do ensino regular de diferentes áreas de
conhecimento que se dispuseram em participar, nos horários das Aulas de
Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs), de uma ação de formação continuada
direcionada para a construção de atividades adaptadas para alunos com
deficiência intelectual. Com esse objetivo, procurou-se investigar os resultados
dessa ação de formação continuada em adaptação curricular e as atividades
adaptadas desenvolvidas pelos professores nas salas de aulas do ensino
regular. Desse modo, foi necessário analisar: a trajetória histórica da pessoa
com deficiência, as contribuições de Vigotski sobre aprendizagem, a
LDB.9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais em Adaptação Curricular,
as Resoluções SE 61/2014 e 68/2017, emitidas pela Secretaria da Educação
do Estado de São Paulo e as atribuições do professor especializado. Assim,
diante do estudo, conclui-se a viabilidade de criação de atividades adaptadas
pelos professores do ensino regular nos ATPCs e uma mudança na forma de
se compreender a deficiência intelectual, do olhar biológico para o social. No
entanto, verifica-se a importância do professor especializado na escola para o
apoio pedagógico ao professor do ensino regular, assim como a elucidação de
alguns equívocos conceituais entre dificuldade de aprendizagem e deficiência
intelectual. Enfim, a Educação Especial e as discussões relacionadas a
inclusão enfrentam dificuldades, entretanto reflexões são possíveis de serem
realizadas nas escolas, desde que internamente, em sua maioria, estejam
dispostos à Educação Inclusiva.

Palavras – chave: 1 Formação de Professores. 2. Defectologia. 3.
Parâmetros Curriculares.

ABSTRACT

The present research is based on studies carried out on an ongoing training
course in curricular adaptation for elementary and middle school teachers of a
public school in the interior of the State of São Paulo. These are teachers of
regular education in different areas of knowledge who were willing to
participate, during the hours of the Collective Pedagogical Work Classes
(ATPCs), of a continuous training action directed towards the construction of
activities adapted for students with intellectual disabilities. With this objective,
we sought to investigate the results of this continuous training action in
curricular adaptation and the adapted activities developed by the teachers in the
regular teaching classrooms. Thus, it was necessary to analyze: the historical
trajectory of the disabled person, the contributions of Vygotsky on learning,
LDB.9.394 / 96, the National Curricular Parameters in Curriculum Adaptation,
Resolutions SE 61/2014 and 68/2017 issued by Secretariat of Education of the
State of São Paulo and the attributions of the specialized teacher. Thus, the
study concludes the feasibility of creating activities adapted by teachers of
regular education in the ATPCs and a change in the way to understand the
intellectual deficiency, from the biological to the social view. However, the
importance of the teacher specialized in the school for the pedagogical support
to the teacher of the regular education is verified, as well as the elucidation of
some conceptual misunderstandings between learning disability and intellectual
deficiency. Finally, special education and the discussions related to inclusion
face difficulties, however, reflections are possible to be carried out in the
schools, since internally, for the most part, they are ready for inclusive
education.

Key - words: 1 Teacher Training. 2. Defectology. 3. Curricular Parameters.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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