UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Juliana Teixeira Marques Caiel
Titulo Educação em Direitos Humanos como possibilidade de superação ao bullying: possibilidades e limites
Orientador(a) Prof. Dr. Ari Fernando Maia
Data 30/04/2019
Resumo O presente trabalho investiga e reflete sobre as possibilidades e limites de propostas de Educação em Direitos Humanos como instrumento de prevenção do fenômeno do bullying. A pesquisa tem caráter teórico-conceitual de natureza bibliográfica e documental, utilizando como subsídios declarações, normativas, legislações, literatura sobre educação em direitos humanos e sobre o bullying. Verificou-se que, embora exista um grande corpo de subsídios e proposições para a Educação em Direitos Humanos, e embora a literatura
crítica tenha avançado, ainda é necessário, em larga escala, que uma educação em Direitos Humanos seja reconhecida nas escolas como uma possibilidade para lidar com o fenômeno do bullying, pois os atos que o caracterizam são contrários à dignidade humana e podem ser prevenidos e elaborados por meio da educação crítica em direitos humanos. De outro lado, a análise da literatura também leva à constatação de que ainda há um longo caminho a ser percorrido porque o mero contato com normativas, declarações e legislações tem pouca possibilidade de prevenir a ocorrência de atos violentos na escola.
Palavras-chave: Educação. Bullying. Educação em Direitos Humanos.


ABSTRACT
The present work investigates and reflects on the possibilities and limits of Human Rights Education proposals as an instrument to prevent the phenomenon of bullying. The research has a theoretical-conceptual character of bibliographical and documentary nature, using as subsidies declarations, norms, legislation, literature on human rights education and on bullying. It has been found that while there is a large body of grants and proposals for Human Rights Education, and although critical literature has advanced, there is still a large-scale need for human rights education to be recognized in schools as a possibility to deal with the phenomenon of bullying, since the acts that characterize it are contrary to human dignity and can be prevented and elaborated through the critical education in human rights. On the other hand, the analysis of the literature also leads to the realization that there is still a long way to go because mere contact with regulations, declarations and legislation has little possibility of preventing the occurrence of violent acts in school.
Keywords: Education. Bullying. Education in Human Rights.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara