UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Larissa de Oliveira Conti
Titulo TIC E EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: O olhar dos/as formadores/as do projeto "WebEducaçãoSexual"
Orientador(a) Profa. Dra. CELIA REGINA ROSSI
Data 21/02/2018
Resumo RESUMO
Uma plataforma online de educação sexual mediada pelas Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) tem como finalidade subsidiar o indivíduo para sua atuação, assim
como construir conhecimentos acerca da sexualidade, gênero, diversidade sexual,
refletir sobre informações transmitidas desenfreadamente pela mídia, criar estratégias
para prevenção de violência e abuso sexual, bem como redução do preconceito e formas
de exclusão vivenciadas pelas minorias em nossa sociedade. Esta pesquisa teve como
objetivo investigar com os /as participantes que palestraram no projeto
“WebEducaçãoSexual”, as percepções sobre suas experiências com o uso da estrutura
online nas web conferências, assim como sobre as relações que se construíram a partir
das participações nesta modalidade de formação continuada. Trata-se de um estudo de
natureza qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas como
instrumento de coleta de dados para sua posterior analise. Os participantes foram seis
escolhidos com idades entre 40 e 65 anos, um/a participante reside em Portugal, e sua
inclusão no estudo teve a finalidade de estabelecer relações entre as culturas do Brasil e
Portugal. A coleta de dados e a análise dos mesmos foi pautada na proposta de Bardin,
na qual o método de tratamento dos dados segue três etapas principais: 1) leitura e préanálise:
leitura exaustiva das transcrições para familiarização, apropriação do conteúdo,
bem como organização de pré-categorias e temas a serem analisados; 2) agrupamento e
exploração do material: em que os temas anteriores serão unidos de acordo com a
similaridade de cada um; 3) tratamento dos resultados: a partir dos conteúdos
aglutinados e organizados em categorias foi feita a analise e interpretação dos dados.
Dos resultados e discussões, foi possível concluir que a utilização de tecnologias
digitais nas formações continuadas em educação para sexualidade superam barreiras
entre espaço e tempo facilitando aos professores sua participação e a mobilidade, além
disso, cursos como este possibilitam preencher a lacuna da formação inicial em temas
da sexualidade de diversos profissionais não somente da pedagogia, mas também das
licenciaturas que lidam diretamente com alunos do ensino fundamental e ensino médio
no espaço escolar.
Palavras-chave: Educação Sexual. Formação de Professores. Tecnologias Digitais.

ABSTRACT
An online sex education platform mediated by Information and Communication
Technologies (ICT) aims to subsidize the individual for his / her performance, as well as
to build knowledge about sexuality, gender, sexual diversity, reflect on information
transmitted uncontrollably by the media, create strategies for prevention of violence and
sexual abuse, as well as reduction of prejudice and forms of exclusion experienced by
minorities in our society. This research had as objective to investigate with the
participants that they discussed in the project "WebEducationSexual", the perceptions
about their experiences with the use of the online structure in the web conferences, as
well as on the relations that were built from the participations in this modality of
formation continued. This is a qualitative study in which semi-structured interviews
were carried out as a data collection instrument for its subsequent analysis. Participants
were six chosen between the ages of 40 and 65, one participant residing in Portugal, and
their inclusion in the study had the purpose of establishing relations between the
cultures of Brazil and Portugal. Data collection and analysis were based on Bardin's
proposal, in which the method of data processing follows three main stages: 1) reading
and pre-analysis: an exhaustive reading of the transcriptions for familiarization,
appropriation of content, and organization of pre-categories and topics to be analyzed;
2) grouping and exploitation of the material: in which the previous themes will be
united according to the similarity of each one; 3) treatment of the results: from the
agglutinated contents and organized in categories was made the analysis and
interpretation of the data. From the results and discussions, it was possible to conclude
that the use of digital technologies in continuing education in sexuality education
overcomes barriers between space and time, facilitating teachers' participation and
mobility, and courses such as this make it possible to fill the gap of initial training in
themes of the sexuality of several professionals not only of pedagogy, but also of the
degrees that deal directly with elementary and high school students in the school space
Keywords: Sexual Education. Continuing Education Teachers. Digital Technologies.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara