UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Dione Cabral
Titulo CULTURA E IDENTIDADE: em que medida a escola pode ser um agente de transformação social
Orientador(a) Prof. Dr. DENIS DOMENEGHETTI BADIA
Data 25/01/2018
Resumo RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de buscar subsídios teóricos capazes de identificar a relevância da Cultura como categoria emancipatória, de fortalecimento da identidade e de transformação social. Para tanto, realiza uma pesquisa exploratória sobre os conceitos formulados a partir do surgimento da Cultura como uma disciplina das ciências humanas e qual a relevância dos estudos culturais para a ruptura com os paradigmas teóricos de cercaram a modernidade. Para isso, buscaremos o entendimento sobre como se constrói a identidade no cenário contemporâneo, onde as fronteiras já não são mais barreiras para as interações culturais e as diferenças entram em evidência fazendo surgir a necessidade de reafirmação da identidade, sendo que a Cultura passa a ter um caráter político de reivindicação da visibilidade no espaço social. Neste contexto, buscaremos entender como a escola pode ser um agente de transformação social, entendendo que a perspectiva multiculturalista nos trará meios de convivência com a diversidade fazendo com que ela seja um fator de potencialização do conhecimento e não apenas o de se considerar as diferenças como um fator de risco, de adversidade ou conflito. A partir de programas, projetos e serviços oferecidos dentro da instituição escolar, buscaremos identificar os mecanismos possíveis de intervenção na dinâmica das comunidades que ela abrange e refletir sobre a importância do desenvolvimento de programas que valorizem as manifestações de cultura e expressões artísticas sob a ótica de serem potentes ferramentas para a visibilidade de comunidades locais, entendendo ser mais uma função da escola, como elaboradora de propostas que colaborem com a emancipação do sujeito coletivo.
Palavras – chave: Cultura, Identidade, Educação, Contemporaneidade
ABSTRACT
The present work has the objective of seeking theoretical subsidies capable of identifying the relevance of Culture as an emancipatory category, of strengthening of identity and of social transformation. In order to do so, it performs an exploratory research on the concepts formulated from the emergence of Culture as a discipline of the human sciences and how the relevance of cultural studies to the rupture with the theoretical paradigms of surrounded modernity. In order to do this, we will seek to understand how identity is built in the contemporary scenario, where borders are no longer barriers to cultural interactions and differences become evident by raising the need for reaffirmation of identity, a political character of claiming visibility in social space. In this context, we will try to understand how the school can be an agent of social transformation, understanding that the multiculturalist perspective will bring us means of coexistence with the diversity making it a factor of potentialization of knowledge and not only that of considering the differences as a risk factor, adversity or conflict. From the programs, projects and services offered within the school, we will seek to identify the possible mechanisms for intervention in the dynamics of the communities it covers and to reflect on the importance of developing programs that value cultural manifestations and artistic expressions from the perspective of are powerful tools for the visibility of local communities, understanding it to be a function of the school, as well as elaborating proposals that collaborate with the emancipation of the collective subject.
Keywords: Culture, Identity, Education, Contemporary
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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