|
|
Aluno(a) |
Nirave Reigota Caram |
Titulo |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo exploratório sobre a produção dos materiais didáticos audiovisuais |
Orientador(a) |
Prof. Dr. JOSE LUIS BIZELLI |
Data |
27/06/2017 |
Resumo |
RESUMO
O cenário atual é caracterizado por mudanças significativas devido, entre outros fatores, da adoção das novas tecnologias nos campos social, econômico e cultural. A informação tornou-se o produto mais valioso na sociedade contemporânea, que é mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Assim, o campo educacional, acompanhando tais mudanças, também se adaptou fazendo uso das novas tecnologias no ensino. A tecnologia surge, então, para diminuir distâncias na formação dos indivíduos fomentando a discussão sobre o livre acesso e a democratização da educação. Assim, a modalidade a distância na educação superior se expandiu rapidamente, surgindo diversas iniciativas fazendo uso de Materiais Didáticos Audiovisuais de diferentes formatos para a transmissão do conteúdo. Atualmente a educação a distância é regulamentada no Brasil e possui diretrizes de qualidade traçadas pelo Ministério da Educação (MEC) em documentos oficiais. Neste contexto, surgiu a proposta da presente pesquisa em analisar a produção dos Materiais Didáticos Audiovisuais de Instituições de Ensino Superior (IES) a distância e a qualidade envolvida no seu processo a partir da ótica das equipes multidisciplinares. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos principais assuntos da temática e, posteriormente, uma pesquisa documental com a finalidade de embasar o estudo e direcionar para a fase empírica, etapa subsequente da investigação. A coleta de dados, do tipo qualitativa, foi realizada em duas instituições de ensino superior que ofertam cursos na modalidade a distância, com o objetivo de refletir sobre a percepção de qualidade no processo de produção dos materiais a partir das manifestações verbais dos profissionais dos NEaDs. Assim, foram realizadas entrevistas com gestores, docentes conteudistas e produtores técnicos das instituições escolhidas para a investigação e colhidas amostras dos materiais didáticos audiovisuais que foram analisados por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin. A partir deste levantamento de dados e, posterior análise, foi possível concluir que a percepção de qualidade em EaD ainda não está suficientemente definida pelas IES, pois a implantação desta modalidade de ensino é trabalhosa e onerosa e, portanto, carece de muito planejamento e uma visão inovadora do conceito de educação, que agora pode ser estabelecida por meio da virtualidade. Foi possível concluir também que, para a expansão desta modalidade de ensino, é necessário maiores esforços do governo federal, sendo urgente a atualização do documento balizador do conceito de qualidade pelas IES, os Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância.
Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Superior. Referenciais de Qualidade. Materiais Didáticos Audiovisuais. Tecnologias de Informação e Comunicação.
ABSTRACT
The current scenario is characterized by significant changes due to, among other factors, the adoption of new technologies in the social, economic and cultural fields. Information has become the most valuable product in contemporary society, mediated by Information and Communication Technologies (ICT). Thus, the educational field, following such changes, also adapted using the new technologies in teaching. Technology then emerges to reduce distances in the formation of individuals by fostering discussion about free access and the democratization of education. Thus, the distance modality in higher education has expanded rapidly, appearing several initiatives making use of Audiovisual Didactic Materials of different formats for the transmission of the content. Currently, distance education is regulated in Brazil and has quality guidelines drawn up by the Ministry of Education (MEC) in official documents. In this context, the proposal of the present research in analyzing the production of Audiovisual Didactic Materials of Institutions of Higher Education (IES) the distance and the quality involved in its process from the perspective of the multidisciplinary teams appeared. For this, a bibliographical review was carried out on the main subjects of the subject and, later, a documentary research with the purpose of base the study and to direct to the empirical phase, subsequent stage of the investigation. The qualitative data collection was carried out in two institutions of higher education that offer courses in the distance modality, with the objective of reflecting on the perception of quality in the production process of the materials from the verbal manifestations of the professionals of NEaDs. Thus, interviews were conducted with managers, content teachers and technical producers of the institutions chosen for the research, and samples were taken from the audio-visual didactic materials that were analyzed using the Bardin Content Analysis method. Based on this data collection and subsequent analysis, it was possible to conclude that the perception of quality in ED is still not defined enough by HEIs, since the implementation of this type of education is laborious and expensive, and therefore, it lacks much planning and a Innovative vision of the concept of education, which can now be established through virtuality. It was also possible to conclude that, in order to expand this type of education, it is necessary to make greater efforts of the federal government, and it is urgent to update the document that defines the concept of quality by HEIs, the Quality Reference for Distance Education.
Keywords: Distance Education. College Education. Quality Benchmarks. Didactic Audiovisual Materials. Information and Communication Technologies. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|