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			| Aluno(a) | 
			Sandra Regina Cassol Carbello | 
		 
		
			| Titulo | 
			A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ANÍSIO TEIXEIRA: a centralidade do trabalho docente | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Prof. Dr. Ricardo Ribeiro | 
		 
		
			| Data | 
			29/09/2016 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMOrnEste trabalho situa-se na linha de pesquisa de Política e Gestão Educacional e investiga as contribuições de Anísio Teixeira para a organização da escola pública brasileira. Os objetivos que orientaram a investigação centraram-se em conhecer a trajetória deste educador, os pressupostos filosóficos que subsidiaram as reformas que empreendeu com vistas à reorganização da escola e à formação de docentes. Percorremos este caminho para evidenciar a organização das escolas anisianas e conhecer o papel do docente nesta perspectiva. Trata-se de um estudo bibliográfico/documental ancorado nos registros do próprio autor e demais produções sobre seu legado. Dentre estas fontes estão sua produção intelectual, publicada em livros, artigos, discursos, cartas, relatórios, nos quais está registrado seu pensamento educacional, as bases filosóficas e as estratégias que regeram suas ações. Para além do acervo anisiano, recorremos aos estudos de demais intelectuais que se dedicaram ao seu legado, expressos em teses, dissertações, coletâneas acadêmicas e biografias que subsidiaram esta pesquisa. Com estas fontes apresentamos a trajetória do autor e os fundamentos filosóficos que embasam sua proposta. Decorrente desta proposta filosófica apresentamos duas escolas anisianas. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro, cuja organização inspira-se no funcionamento de uma universidade infantil com suas escolas-classe e escola-parque, orientaria a política educacional para o ensino primário na Bahia. A Escola Cidade da Alegria, uma escola experimental, com um funcionamento inspirado na vivência de uma cidade, inovou na forma de pensar a estrutura e o trabalho desenvolvido com as crianças e professores. A conclusão desta tese aponta para a centralidade do trabalho docente na organização das escolas anisianas evidenciadas pela linha teórica adotada e pela composição da equipe escolar que deve derivar da docência.rnPalavras-chave: Organização escolar. Escola Progressiva. Trabalho docente. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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