UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Stephânia Cottorello Vitorino
Titulo A AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA PÚBLICA
Orientador(a) Profa. Dra. Sonia Maria Duarte Grego
Data 27/07/2016
Resumo RESUMO

Esta tese de doutorado apresenta discussões sobre a avaliação escolar, dentro de um contexto de “escola para todos”, fazendo uma análise dos processos avaliativos que permeiam a educação dos alunos público alvo da educação especial, mais especificamente aqueles com Deficiência Intelectual. O principal objetivo desta pesquisa é desvelar a percepção que as professoras das salas comuns e das salas de recurso da rede municipal do interior paulista, têm a respeito da avaliação como instrumento norteador de sua prática e as condições efetivas da mesma, no cotidiano escolar. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida em duas escolas localizadas no mesmo município. O referencial teórico utilizado partiu de um levantamento em banco de teses e dissertações sobre o tema em questão, artigos científicos e também pesquisa bibliográfica. Como procedimentos de pesquisa foram utilizados instrumentos que possibilitaram a aproximação com a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, como: questionários aos professores das salas regulares e das salas de recursos, análise dos documentos elaborados pelas escolas e dos portfólios dos alunos. Dentre as conclusões apontadas pela pesquisa destaca-se que a avaliação da aprendizagem com o aluno público alvo da educação especial, com deficiência intelectual, no interior da escola, precisa ser reconfigurada dentro de parâmetros flexíveis, com adaptação de conteúdos e instrumentos diversificados. Percebeu-se que quando houve avaliação mediada pela professora os alunos demonstraram maior compreensão e reflexão. O instrumento de avaliação “portfólio” conseguiu armazenar informações e levar a reflexões de forma crescente, no sentido de acompanhar a trajetória do aluno tornando-se um instrumento valioso no processo de avaliação formativa com os alunos público alvo da educação especial.

Palavras – chave: Avaliação. Alunos público alvo da educação especial. Inclusão Escolar

ABSTRACT

This doctoral thesis presents discussions on school evaluation, within a context of "school for all", making an analysis of the evaluative processes that permeate the education of the target group of special education students, specifically those with Intellectual Disabilities. The main objective of this research is to reveal the perception that the teachers of the common rooms and feature rooms in the municipal of São Paulo, have regarding the evaluation as a guiding instrument of their practice and the actual conditions of the same, in everyday school life. The qualitative research was developed in two schools located in the same municipality. The theoretical framework used came from a survey on bank theses and dissertations on the subject in question, scientific articles and also literature. As research procedures were used instruments that made possible the approach to the reality of the subjects involved in research, such as questionnaires to teachers in regular rooms and resource rooms, analysis of documents drawn up by schools and students' portfolios. Among the findings identified by the research it is emphasized that the assessment of learning with the target group of special education students with intellectual disabilities within the school needs to be reconfigured within flexible parameters with adaptation of diverse content and tools. It was noticed that when there was evaluation mediated by the teacher students demonstrated greater understanding and reflection. The evaluation instrument "portfolio" could store information and lead to reflections increasingly, to follow the trajectory of the student becoming a valuable tool in the formative assessment process with the target group of special education students.

Key - words : Evaluation . target group of special education students . School inclusion
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara