UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Caroline Raniro
Titulo Do final da Educação Infantil ao início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
Orientador(a) Profa. Dra. Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Data 28/07/2016
Resumo RESUMO

Acreditando que as crianças são ativas em seus contextos e capazes de revelar as realidades que as cercam, considerando que a infância foi marcada pela negatividade e permanece se constituindo histórica e culturalmente pelas estruturas socioeconômicas e culturais que envolvem as crianças e ainda nas relações que elas estabelecem com os outros e dado que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 vem sofrendo alterações que regem a escolaridade das crianças pequenas, o objetivo geral deste trabalho foi identificar, compreender e analisar a partir de concepções de crianças e suas professoras, como a escolarização nos doisrnúltimos anos da Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental vem se constituindo e as influenciando em um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo/SP. Neste cenário, a pesquisa de natureza qualitativa coletou dados no segundo semestre de 2014, a partir de cinco sessões de grupo focal com três grupos distintos: um grupo com 10 crianças matriculadas nos dois últimos anos da Educação Infantil, um grupo com 8 crianças matriculadas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e um grupo formado por 4 professoras das crianças participantes. Os dados coletados foram categorizados e analisados à luz da perspectiva bioecológica que se constitui no modelo Processo-Pessoa-Contexto-Tempo e em estudos da Sociologia da Infância, que considera a infância como uma categoria permanente de qualquer estrutura geracional e concebe as crianças como atores sociais plenosrncapazes de interpretarem e revelarem seus mundos; além de outros autores que abordam temáticas que se aproximam a da que esta tese se propôs. Os resultados indicam que a infraestrutura do CEU se diferencia por oferecer em um mesmo ambiente equipamentos derneducação, lazer, cultura e esporte com acesso a toda comunidade, tendo as crianças mais possibilidade de vivenciarem ali práticas que em outras situações não teriam. As crianças pertencem a camadas populares, com predomínio de famílias estendidas e pais separados. Suas concepções revelam que elas assumem os papeis de alunos e crianças, ainda que definam particularidades relacionadas à ocupação ou local de inserção. Elas consideram que se diferenciam dos adultos em algumas funções - ambos produtivos em seus contextos. Pareceram bem relacionadas entre si, gostam das professoras e estas buscam constituir vínculos com os alunos – estreitando as relações à medida que isso é possível dentro da rotina escolar. As crianças ainda pareceram gostar e estarem adaptadas à escola, atribuindo valor a ela e ao processo de escolarização e não apresentaram grandes perturbações ao que vem sendo oferecido. As professoras apresentaram experiências diversas, disseram gostar do que fazem apontando considerações relacionadas à profissão e concebem o professor como um aprendiz em constante interação com seus alunos. Elas não se opuseram as alterações legais masrnindicaram adequações ao sistema escolar. A Educação Infantil revelou uma proposta de trabalho mais flexível do que o Ensino Fundamental que trabalha com foco para alfabetização. Pareceu haver mais descontinuidades do que continuidades entre um nível de ensino e outro – porém a frequência a um mesmo prédio de mesma esfera municipal parece garantir algumas práticas comuns e a convivência em mesmo ambiente – o que pode favorecer para minimizar rupturas mais bruscas. A comunicação com as famílias das crianças se dá principalmente via agenda e presencialmente em situações pontuais. As professoras revelam que as famílias respondem melhor ao Ensino Fundamental em função das exigências que este nível de ensino apresenta em relação ao anterior e acreditam que a relação família-escola poderia ser mais qualificada. Os resultados deste estudo contribuirão para a Educação Escolar ao compor conhecimento a outras pesquisas de natureza semelhante podendo superar conclusões prévias a elas ou serem superados por estudos futuros consolidando a teoria que vai sendo produzida na área.

Palavras – chave: Educação Infantil: pré-escola. Ensino Fundamental: anos iniciais. Grupo focal. Pesquisa com crianças e professoras.


ABSTRACT

Believing that children are active in their context and able to reveal the reality that surround them, considering that childhood was characterized by negativity and remains constituting historical and culturally by socioeconomic and cultural structures that involve children and also in the relationships that they establish with each other and given that the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9394/96 has undergone changes that guide the education of young children, the aim of this study was to identify, understand and analyze from children's views and their teachers how the education in the last two years of pre-school and the first two years of elementary school has been constituting and influencing in a Unified Educational Center (UEC) in São Paulo/SP. In this scenario, the qualitative survey collected data in the second semester of 2014, from five focus group sessions with three groups: one group with 10 children enrolled in the last two years of pre-school, a group of 8 children enrolled in first two years of elementary school and a group of four teachers of participating children. The collected data were categorized and analyzed according to the bio-ecological perspective that constitutes the model Process-Person-Context-Time and Sociological Studies of Child, which considersrnchildhood as a permanent category of any generational structure and conceive children as full social actors able to interpret and reveal their worlds; beyound authors that address issues that are close to the proposed by this thesis. The results proposes that the infrastructure of the UEC is different to offer in the same environment education equipment, leisure, culture and sports with access to the entire community, having the children more possibility to experience in that place practices that in other situations they would not have. Children belong to the urban poor, with a predominance of extended families structure and single parents. Their view reveal that they assume the roles of students and children, even though they define characteristics related to occupation or the place of insertion. They consider that differ from adults in some functions - both productive in their contexts. They seemed to be well related to each other, like the teachers whose search for establish links with the students - strengthening relationships as this is possible within the school routine. The children still seemed to be adapted to the school, assigning value to it and the process of schooling and had no major disruption to what has been offered. The teachers had different experiences, said that they like what they do pointing some considerations related to the profession and conceive the teacher as an apprentice in constantrninteraction with their students. They did not oppose the legal changes but indicated adjustments to the school system. The pre-school revealed a more flexible work proposal than the elementary school that works with focus on literacy. There seemed to be more discontinuities than continuities between a level of education and the other - but the frequency to the same building of the same municipal level seems to guarantee some common practices and living together in the same environment - which can help to further minimize abrupt breaks. Communication between the families of children is done mainly via agenda and in personal in specific situations. The teachers reveal that families respond better to primary education in accordance with the requirements that this level has based on the previous level and believe that the family-school relationship could be more qualified. The results of this study will contribute to the school education once will assemble knowledge to other same nature which can overcome previous conclusions to them or be overcome by future studies consolidating the theory that is being produced in the area.

Key - words: Pre-school l. Elementary school: early years. Focus group. Research with children and teachers.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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