UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Getúlio de Souza Lima
Titulo A SOCIEDADE MIDIÁTICA E A TECNOLOGIA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: um estudo à luz da teoria crítica da sociedade
Orientador(a) José Luis Vieira de Almeida
Data 05/02/2016
Resumo RESUMO

O presente trabalho de pesquisa se desenvolve com base na relação entre o conceito de tecnologia presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM e a educação escolar orientada para as demandas de uma sociedade midiática. Diante desse quadro de readequação das relações humanas face ao processo de alienação desencadeado pela indústria cultural, pensou-se em discutir a prevalência tecnológica do sistema produtivo e suas implicações para a educação escolar hodierna. Assim, na análise conceitual da tecnologia nos PCNEM, considerou-se também que a educação escolar contemporânea, atua em um campo delineado pelas políticas de reformas educacionais em curso no Brasil desde as décadas de 1980/90 via Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, e normatizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM. Como aporte teórico, buscou-se prioritariamente, as análises elaboradas – acerca do contexto midiático, e da sensação imagética contemporânea – pelo neofrankfurtiano Cristoph Turcke (2010). Buscou-se também apoio no conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer (1985). Essas duas abordagens, embora estejam situadas em dois momentos históricos diferentes, estão inseridas em um mesmo contexto de crítica social. Propôs-se, portanto, analisar as ideias sobre tecnologia encontradas nos PCNEM e suas implicações no cenário educacional contemporâneo, uma vez que eles apresentam o referencial tecnológico como eixo norteador de cada área do conhecimento. Dessa forma, o trabalho procura investigar, o desenvolvimento da relação entre tecnologia midiática e educação escolar e refletir sobre as implicações dos choques imagéticos das mídias eletrônicas para o objetivo social da educação escolar, isto é, a apropriação do conhecimento pelo aluno, diante de um contexto marcado pelas interações tecnológicas.

Palavras-chave: Indústria Cultural; Sociedade Excitada; PCNEM; Tecnologia Midiática
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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