|
|
Aluno(a) |
Ricardo Desidério da Silva |
Titulo |
EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL DA SEXUALIDADE: olhares a partir do Kit Anti-Homofobia |
Orientador(a) |
Ana Claudia Bortolozzi Maia |
Data |
13/03/2015 |
Resumo |
RESUMO
A Educação Sexual na escola é uma necessidade a ser efetivada tanto nas discussões políticas, quanto nas ações práticas, principalmente quando se pensa na escola enquanto um espaço de produção de cultura; nela se almeja uma proposta eficaz, em que haja objetivos e conteúdos pertinentes, metodologias adequadas, como a utilização de vídeos como recurso pedagógico que proporcione reflexões que possibilitem debates sobre a temática da sexualidade. Neste sentido, propõe-se uma nova percepção do estudo de imagens e sons: a educação audiovisual da sexualidade, partindo aqui dos vídeos do Kit Anti-Homofobia. Para tanto, este estudo teve por objetivo descrever e analisar criticamente os vídeos que compõem o DVD Torpedo, parte integrante do material do Kit Anti-Homofobia, visando a possibilidade de sua utilização como material educativo em projetos de Educação Sexual na Escola. Trata-se uma pesquisa qualitativa descritiva, tipo documental. Foram selecionados e analisados os vídeos Torpedo, Encontrando Bianca e Probabilidade, a partir de uma descrição geral de seu conteúdo, forma e imagens, organizada em duas categorias de conteúdo temáticas: (1) Sexismo e heteronormatividade na escola e na família e (2) Olhares para subjetividade. Com base a este material, ressaltamos a importância da educação audiovisual da sexualidade em ações e práticas pedagógicas junto a trabalhos efetivos de Educação Sexual, em que será possível e necessário resignificá-los a partir dos olhares crítico do professor e dos estudantes que podem e devem questionar sob todos os aspectos apresentados, principalmente se estes forem ligados à temática da sexualidade.
Palavras-chave: Educação Sexual; Sexualidade; Vídeos; Imagens e sons; Educação Audiovisual; Kit Anti-Homofobia.
ABSTRACT
The Sexual Education in the school is necessary to be made both in political discussions, as in practical actions, when one thinks about the school as a crop production space; it aims to be an effective proposal, where there is objective and relevant content, appropriate methodologies such as the use of video as a teaching resource that provides reflections that allow discussions on the topic of sexuality. In this sense, we propose a new perception of the images and sounds study: audiovisual sexuality education, analyzing here the videos Anti-Homophobia Kit. Therefore, this study aimed to describe and critically analyze the videos that make up the "DVD Torpedo", part of the material of the Anti-Homophobia Kit, aimed at the possibility of their use as educational material on sexual education projects at school. This is a descriptive qualitative research, document type. Were selected and analyzed the videos: "Torpedo", "Encontrando Bianca" and "Probabilidade", from a general description of their content, form and imageries, organized into two thematic categories: (1) Sexism and heteronormativity in school and in the family and (2) Looks for subjectivity. Based on this specific material, and so many other videos that may be part of the school context, we emphasize the importance of audiovisual education in sexuality in stocks and pedagogical practices to the effective work of Sexual Education, it will be necessary to redefine the significance from the critical eyes of the teacher and students which can and should ask question in all aspects presented, especially if they are related to the theme of sexuality.
Keywords: sexual education; sexuality; videos; Images and sounds; Audiovisual education; Anti-Homophobia kit. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|