|
|
Aluno(a) |
Juliessa Ricce Valera |
Titulo |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ADAPTAÇÃO CURRICULAR SOB O OLHAR DE TESES E DISSERTAÇÕES |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Luci Pastor Manzoli |
Data |
28/01/2015 |
Resumo |
RESUMO
A educação das pessoas com deficiência intelectual foi marcada pela exclusão, segregação, integração, e finalmente pela inclusão que deu início nas últimas décadas do século XX, os quais surgiram novos movimentos e documentos importantes resultantes de conferências mundiais a favor da inclusão das pessoas com deficiência no sistema regular de ensino. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica e teve por objetivo geral identificar e analisar Teses e Dissertações que constam no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito da Adaptação Curricular e Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Inclusiva referentes ao período de 1998 a 2013. O recorte temporal de produções publicadas a partir de 1998 justificou-se por ser nesse ano que surgiu os Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações curriculares: Estratégias para Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, considerado de grande importância para compreender as adaptações e os diferentes níveis em que ocorrem. Para responder a questão de pesquisa: O que revelam as Teses e Dissertações a respeito da Adaptação Curricular voltada para o aluno com Deficiência Intelectual diante do contexto da Educação Inclusiva, buscou-se conhecer seus objetivos, metodologia e resultados, selecionando-as através dos arquivos enviados pela CAPES, e fizeram parte dessa pesquisa, nove dissertações e uma tese. Os dados mostraram que das dez produções, quatro estão diretamente relacionadas à adaptação curricular e deficiência intelectual/mental, cinco referentes à adaptação curricular e deficiências, e uma relacionada às práticas curriculares para alunos com deficiência mental. A abordagem de pesquisa mais utilizada nas produções foi à qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram: análise documental, observação e entrevista. Para conceituar a deficiência intelectual foi empregada a definição proposta pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), e em relação às adaptações curriculares foram utilizados os Parâmetros Curriculares: Adaptações Curriculares e o Projeto Escola Viva garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola. Os resultados mostraram que a maioria dos professores não realizavam as adaptações curriculares por desconhecerem a sua importância e por considerá-las um desafio.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Intelectual. Adaptação Curricular. Educação Inclusiva.
ABSTRACT
The education of intellectual disabled people was affected by the exclusion, segregation, integration, and finally the inclusion. The inclusion initiated in last decades of twentieth century, when new movements and important documentations resultant from worldwide conferences in favor of the disabled people inclusion in the regular educational system came up. This is a bibliographical study which generally aims to identify Theses and Dissertations present in the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) website regarding the Curricular Adaptation and Intellectual Disability in the Context of Inclusive Education for the period between 1998 and 2013. As the National Curricular Parameters (Curricular Adaptations) came up in 1998, a temporal cutout of the essays published from this year on was made: Strategies for the Education of Students with Special Needs, which were considered highly important in order to understand the current adaptations and different levels. It was necessary to search about the goals, methodology and results of the Theses and Dissertations, selected among the files sent by CAPES to answer this study question, which was: What do the Theses and Dissertations show about the Curricular Adaptation regarding the Intellectual disabled student in the context of Inclusive Education. Nine dissertations and one thesis made part of this study. The data showed that among the ten publications, four are directly related to the curricular adaptation and intellectual/mental disability, five are referring the curricular adaptation and disabilities, and one is concerned about the curricular practices for mental disabled students. The most used study approach in these publications was the qualitative one, and the instruments for data collection were the documental analysis, observation, and interview. The definition proposed by the American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD) was used to conceptualize the intellectual disability, and the Curricular Parameters were used for the curricular adaptations: Curricular Adaptations and Escola Viva Project guaranteeing all the students´ access and permanence at school. The results showed that most teachers did not perform curricular adaptations as they did not know about their importance and also because teachers considered such adaptations a challenge.
Keywords: Special Education. Intellectual Disability. Curricular Adaptation. Inclusive Education. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|