UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Diego da Costa Vitorino
Titulo UM DIVÓRCIO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE? Bananal/SP, um "laboratório a céu aberto" no Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul
Orientador(a) Dulce Consuelo A Whitaker
Data 23/09/2014
Resumo RESUMO:

Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa etnográfica que teve como lócus a pequena comunidade de Bananal (pouco mais de 11 mil habitantes), localizada no Vale do Paraíba paulista. Historicamente, Bananal se consagrou como uma das principais produtoras de café no século XIX, chegando a ter o título de “terra dos Barões do Café”. Inicialmente, a pesquisa investigou entre os estudantes de ensino fundamental da localidade o imaginário popular sobre uma personagem característico do “folclore” no país: o Saci. Os pesquisadores perceberam que para além dos muros da escola local, havia contos, lendas, artes de cura, músicas e danças, que são algumas das tradições e marcas da identidade da população negra vinda para o Brasil – no que se convencionou como a diáspora africana. Esses povos não trouxeram o que se chama até hoje de “padrões culturais diferentes”, mas sim uma visão de mundo que se verificou no agir cotidiano desta pequena comunidade – cercada pelas exuberantes paisagens de Mata Atlântica da Serra da Bocaina –, criando ali um conjunto de saberes que estão preservados nas memórias de seus habitantes. A partir dos dados coletados observam-se práticas, técnicas, artes e saberes que perduraram por muitas gerações através dos mestres de ofício, tais como: as benzedeiras ou curandeiros, as parteiras, os foliões, os jongueiros e os calangueiros. Estes conhecimentos adquiridos no seio da comunidade por seus habitantes permanecem nas memórias individual, familiar e coletiva e sugere como a cultura tradicional e afrobrasileira criou formas de resistência ao longo do processo histórico-cultural ocorrido na região. No cotidiano do sistema escolar a cultura afrobrasileira foi marginalizada, porque entre outras coisas o currículo, ainda hoje, se mantém eurocêntrico e reproduz ideologias perversas para a vida na comunidade. O cenário de Bananal foi ideal para partir da história oral, reconstruir a memória de uma parte da população local e do Jongo, trazendo à tona a história dos negros no Brasil.


Palavras-Chave: História Africana e Afrobrasileira – Escola – Bananal/SP – Cultura – Memórias



ABSTRACT:

This study presents the results of an ethnographic study conducted in the small community of Bananal, which features just over eleven thousand inhabitants and lies in the Vale do Paraíba. Historically, Bananal established itself as a leading coffee producer in the nineteenth century and was then called the "Land of the Coffee Barons". Initially, the research interviewed elementary school students about a popular Brazilian folklore character, the Saci. We then realized that beyond the walls of the local school, there were tales, legends, healing arts, music, and dances, which belong to the tradition and identity of the black population that came to Brazil, the African Diaspora. These people didn't just bring to Brazil what is called, until today, "different cultural patterns", but rather a different world view that reveals itself in the daily life of that small community - surrounded by the lush landscapes of the Atlantic Forrest of the Bocaina Mountain Range -, and which resulted in knowledge that has been preserved in the memories of its inhabitants. Based on the data collected, we came across practices, techniques, arts and knowledge that have remained alive for many generations through the masters of trades, such as male and female folk healers, midwives, revelers, as well as the jongueiros and the calangueiros. That knowledge, acquired in the community by its inhabitants, has been preserved by individual, family and collective memories and shows how the traditional Afro-Brazilian culture created forms of resistance throughout the historical and cultural process of that region. The school system routine marginalizes the Afro-Brazilian culture, given the fact that, among other factors, the syllabus has been Eurocentric to date and reproduces distorted ideologies for the life in the community. Since our research was based on oral history, Bananal's scenario was ideal to reconstruct the memory of a part of the local population and the Jongo, revealing the history of Brazil's black population.


Key words: African and Afro-Brazilian History – School – Bananal/SP – Culture – Memories
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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