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Aluno(a) |
Bruno Perozzi da Silveira |
Titulo |
Utopia e Pessimismo: Contribuições de Herbert Marcuse à Educação |
Orientador(a) |
Profª Drª Paula Ramos de Oliveira |
Data |
21/08/2014 |
Resumo |
A presente dissertação se insere no campo da educação escolar, mais especificamente no campo da filosofia da educação. Assim, partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico, de caráter essencialmente conceitual tivemos por objetivo demonstrar quais contribuições os conceitos de Herbert Marcuse oferecem ao estudo da educação, mais do que isso procuramos dialogar com a obra de Marcuse e de outros autores da tradição crítica como Kant, Hegel e Marx, e assim como outros frankfurtianos como Adorno, Horkheimer e Benjamin, para compreendermos suas interpretações sobre o contexto político, ideológico, econômico e cultural de seus períodos, para, de posse destas informações, analisarmos nosso próprio contexto, atualizando e mantendo-nos sempre abertos ao diálogo e às problematizações. Partindo desta análise conceitual e contextual pudemos inserir o problema da educação e analisá-lo do ponto de vista da Teoria Crítica da sociedade, sempre focados em compreender o contexto existente e suas possibilidades. E é justamente nesta perspectiva dialética entre a compreensão do contexto de ampla dominação e coordenação − de redução do pensamento e do comportamento à dimensão do que é imposto − e as possibilidades de modificação qualitativa que podemos vislumbrar e nas quais encaixamos as possibilidades da educação. Nesta dialética entre o pessimismo e a realização da utopia tentamos apontar as possibilidades de uma educação para a emancipação e a formação para a autonomia, não como potencialidades irrealizáveis, mas como começos de caminhos trilháveis. Deste modo pudemos perceber, ao analisar textos de Marcuse e de outros autores frankfurtianos, tendo o cuidado da atualização, que a educação para a emancipação e a formação para a autonomia se inserem naquilo que Marcuse chama como fim da utopia, ou seja, como possibilidades de modificação qualitativa realizáveis, mas que vêm sendo constantemente impedidas pelas forças de afluência que visam a manutenção da realidade estabelecida através da redução do pensamento e do comportamento a uma só dimensão (unidimensionalidade do pensamento e do comportamento).
Palavraschave: Herbert Marcuse. Redução a uma dimensão. Educação. Emancipação. Fim da Utopia.
Abstract
The following work is inserted in the Education area, focusing specifically on Philosophy of Education. Thus, we start from an essentially conceptual biographical research in order to demonstrate some contributions of Herbert Marcuses concepts to the study of Education. We also strived to perform a dialogue between Marcuses work and other authors from the critical tradition such as Kant, Hegel and Marx, and Frankfurtians as Adorno, Horkheimer and Benjamin, to comprehend their interpretations about the political, ideological, economical and cultural contexts of their time so we can analyze our own context to keep ourselves open and updated to dialogues and problematization. Starting from this contextual and conceptual analysis we were able to insert the educational problem in it and analyze it under the Critical Theory of Society point of view, focusing on understanding the existing context and its possibilities. Through this dialectical perspective between the comprehension of a wide domination and coordination context with the reduction of thinking and behavior to what is imposed and the possibilities of a qualitative change, we are able to foresee where to fit the possibilities of education. Under this dialectic between pessimism and the performance of the utopia, we try to point out the possibilities of an education for emancipation and autonomy formation not as unperformable potentialities, but as starting points of possible paths. In this work we were able to perceive, analyzing Marcuses texts and other Frankfurtian author as well as keeping in mind the necessary updates, that an education for emancipation and autonomy formation are inserted in Marcuses end of utopia, that is, real possibilities of qualitative change, but ones that have been constantly stopped by forces that look forward the maintenance of a reality established through thinking and behavior reduction to only one dimension (known as the unidimensionality of thinking and behavior)
Keywords: Herbert Marcuse. One dimension reduction. Education. Emancipation. End of Utopia. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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