UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Teresa Garbin Machado
Titulo O Ensino Profissional Estadual Paulista dos Anos de 1940 a 1970: trajetória na cidade de Orlândia
Orientador(a)
Data 19/08/2014
Resumo Este trabalho pretende apresentar a história da Escola Técnica Estadual Professor Alcídio de Souza Prado, da cidade de Orlândia, localizada no interior do estado de São Paulo, desde sua instalação em 1949 como Curso Prático Profissional, até o ano de 1978. Este recorte temporal é justificado pela extinção do 1º grau quando, após a profissionalização compulsória determinada pela Lei 5692/71, a escola foi destinada a acomodar o 2º grau local. Desta forma, em atendimento à distribuição da Rede Física da época, acolheu cursos das outras escolas da cidade, ampliando significativamente sua clientela escolar. O Curso Prático Profissional de Orlândia, de 1949 a 1964, com matrículas em cursos de iniciação profissional para rápida inserção no mercado de trabalho, acolheu meninos e meninas após o curso primário, proporcionando uma formação para os que não tinham condições de continuidade de estudos. Com as denominações de Escola Artesanal (1954), Escola Industrial (1963) e Ginásio Industrial (1965), a escola ofereceu ainda, de 1963 a 1978, o curso ginasial industrial, posteriormente denominado de 1º grau. Este, ao contribuir para a ampliação da confiabilidade da população da cidade, em relação à Escola Industrial, proporcionou sua inserção definitiva no cenário educacional da região. Portanto, o objetivo deste estudo é demonstrar a inserção da escola objeto deste trabalho no contexto econômico e social local, bem como sua importância como instituição escolar quanto à formação profissional na cidade de Orlândia. Uma vez que o ensino profissional possui particularidades, diferenciando-o do ensino propedêutico, foi apresentado inicialmente um relato a respeito da evolução deste tipo de ensino no estado de São Paulo. Para uma melhor apreciação da história da escola objeto deste trabalho e sua inserção local, foi resgatada a trajetória histórica da cidade na qual se insere, tendo como arcabouço teórico a História Cultural, dentro da história das instituições escolares. Como principais fontes, foram adotadas a Legislação Educacional, relatórios do Recenseamento Geral do Brasil produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no recorte cronológico de 1940 e 1970, documentos relacionados à escola, documentos escolares como livros de matrículas e de atas, entre outros, jornais locais de diferentes épocas, e fotos relacionadas à história da cidade e da escola. Por meio do resgate destas fontes procurou-se traçar um caminho de possibilidades quanto à inserção desta escola nas épocas enfocadas, bem como sua relevância, em relação à clientela atendida, principalmente dentro dos cenários sociais e políticos de cada momento histórico orlandino.


Palavras-chave: Historia da Educação. Historia das Instituições Educativas Brasileiras. Educação Profissional.


ABSTRACT

This study intends to introduce the history of the Alcídio de Souza Prado State Technical School located in the city of Orlândia, State of São Paulo, since its opening in 1949 as a Vocational Practical Course, until the year 1978. This date is justified by the extinction of primary school when, upon compulsory professionalization brought by the enactment of Federal Law 5,692/71, the school was designed to accommodate the secondary school level. Thus, in accordance with the distribution of the Physical Network at that time, it hosted courses from other schools in the city, significantly expanding its school clientele. The Vocational Practical Course of Orlândia, enrolling in vocational training courses for a quick entry into the labor market, welcomed between 1949 and 1964 boys and girls after primary school, providing foundation for those who were unable to continue their studies. With the designations of Craft School (1954), Industrial School (1963) and Industrial Gymnasium (1965), the school also had available, between 1963 and 1978, the industrial gymnasium course, later named primary school level. It contributed to expanding the credibility of the city population in the Industrial School, guaranteeing its final inclusion in the educational scenario of the region. Therefore, the purpose of this study is to demonstrate the integration of the school purpose of this study in the local economic and social contexts, as well as its importance as an educational institution for vocational training in the city of Orlândia. Since the vocational education has particularities that differentiates it from the preparatory school, a report on the evolution of that type of education in the state of São Paulo was initially prepared. For a better appraisal of the history of the school purpose of this study and its local insertion, the historical trajectory of the city it is located was recalled, using as theoretical framework the Cultural History within the history of scholar institutions. The main sources used were the Educational Laws, reports on the General Census in Brazil prepared by the Brazilian Institute of Geography and Statistics for the period between 1940 and 1970, documents related to the school, school documents such as enrollment books and minutes books, among others, local newspapers from different periods, and photos related to the history of the city and the school. By evoking such sources, a path of possibilities as regards to the insertion of the school into the analyzed periods was sought, as well as its relevance with reference to the clientele served, particularly within the social and political scenarios of each historical moment of Orlândia.


Keywords: History of Education. History of Brazilian Educational Institutions. Vocational Education.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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