UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana do Carmo Bellotti
Titulo Implante Coclear: um estudo da escrita na escola
Orientador(a) Profª Drª Luci Pastor Manzoli
Data 18/08/2014
Resumo O presente estudo teve por objetivo identificar, dentre os alunos surdos, os usuários de implante coclear incluídos na rede pública e particular de ensino da cidade de Araraquara – SP, verificando se há contribuição do implante para a aquisição da escrita. Para tanto, foi realizado um levantamento do número desses alunos nessas redes de ensino no ano letivo de 2013. Esse levantamento mostrou que havia 3 alunas implantadas na rede particular, sendo duas no Ensino Fundamental I e outra no Ensino Médio, com idades variando de 6 a 17 anos. Para verificar o que pensam seus pais e professores a respeito da aquisição da escrita, foram realizadas entrevistas e também analisou-se a escrita em textos, ditados e atividades do caderno de classe. Os resultados apontaram que a aquisição da escrita se dá mediante uma língua estabelecida e que a falta de contato linguístico revela desconhecimento da língua portuguesa. A pesquisa mostrou que esses alunos necessitam de qualidade nas interações com o meio para o seu desenvolvimento e linguístico. Portanto, é preciso apenas o implante coclear e a exposição à linguagem oral não garante a aquisição da escrita, pois a linguagem não depende apenas da audição, mas também das interações sociais estabelecidas com seus pares.

This study aimed to identify among the deaf students, users of cochlear implants included in public and private schools in the city of Araraquara - SP, checking for contribution implant for the acquisition of writing. To this end, a survey of the number of such students was conducted in these school systems in academic year 2013. This survey showed that there were 3 students deployed in private schools, two in Elementary Education I and another in high school, with ages ranging from 6 to 17 years. To check what they think their parents and teachers about the acquisition of writing, interviews were conducted and also analyzed the writing of texts, sayings and activities of the tender class. The results showed that the acquisition of written language is given through an established and that the lack of language contact reveals ignorance of the English language. Research has shown that these students need quality interactions with the environment for their development and language. Therefore, you need only the cochlear implant and exposure to oral language does not guarantee the acquisition of writing, because the language does not depend only hearing but also the social interactions established with their peers.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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