UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Robinson Alves Dias
Titulo Educação Sexual orientada para a Ação: um estudo bibliográfico sobre a aplicabilidade dessa modalidade de intervenção
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 25/08/2014
Resumo A educação sexual é necessária para se entender os desafios da formação humana, e a sexualidade extrapola os limites do ato sexual. Diante disto, abordou-se, nesse estudo, a sexualidade aliada à saúde, que assume um papel diferencial na tomada de decisão para a aquisição de estilos de vida saudável. Assim, procurou-se delinear alguns aspectos da sexualidade infantil e adolescente, com um trabalho mais centralizado na adolescência. Outrossim, por se tratar de uma pesquisa que envolve a área da saúde, apresentou-se um panorama da formação da enfermagem, as suas construções, legados, dificuldades e aproximação com as ciências humanas. Cabe ressaltar que se apresentaram um pequeno panorama da identidade sexual dos alunos das escolas brasileiras e portuguesas e as diferenças existentes entre os países no quesito do ensino da sexualidade. Em relação a metodologia, trata-se de um estudo inovador e pioneiro no Brasil e a revisão bibliográfica foi utilizada como forma de elencar e expor o estudo da pesquisadora portuguesa Vilaça (Universidade do Minho – Portugal) ancorado na metodologia S-IVAM (Seleção de Problema = Investigação, Visão, Ação e Mudanças) tendo como conceitos as Escolas Promotoras de Saúde aliadas ao Paradigma Democrático de Educação para a Saúde proposto pelo estudioso dinamarquês Jensen. O foco são os principais pontos que compõem essa nova metodologia, bio-holismo, educação sexual com participação ativa de todos os componentes da escola, construção positiva para um futuro saudável e inserção do aluno no cuidado do meio ambiente, respeito às pessoas, família e sociedade e na aquisição de novos conhecimentos para aquisição de estilo de vida que visa a um futuro saudável. Conclui-se, neste estudo, que paulatinamente será possível implantar essa metodologia nas escolas brasileiras e que a educação sexual, ao ultrapassar o estigma do sexo, será bem ancorada como forma de semear boas gestões de lideranças e respeito entre os alunos para a construção de um futuro melhor, que respeita as diferenças e compreende mais o ser humano.

Palavras-chave: Educação sexual. Sexualidade. Paradigma democrático. Saúde. Enfermagem.


ABSTRACT

Sex education is necessary to understand the challenges of human development, and sexuality exceeds the limits of the sex act. In this study, we focused on the sexuality related to health, which takes on a different role on the decisions for a healthier lifestyle. We attempted to outline some aspects of child and adolescent sexuality, with more emphasis on adolescence. This research involves health, so we presented an overview of nursing formation, its constructions, legacy and difficulties on dealing with human sciences. We also presented a small picture of the sexual identity of students in Brazilian and Portuguese schools, and the differences between countries. Methodologically, this is an innovative and pioneer study in Brazil, and the literature reviews was used to expose the study of the Portuguese researcher Vilaça (from the University of Minho – Portugal), which is anchored on the S-IVAM methodology (Problem selection = Investigation, Vision, Action and Changes) having as concepts the Health Promoting Schools, linked to the Democratic Paradigm for Health Education (proposed by the Danish researcher Jensen). The focuses are the main points that comprise the new methodology, bio-holism: sex education with active participation of all school components, positive construction for a healthier future and the insertion of students in environmental care, respect for people, family and society, the acquisition of new knowledge and a healthier lifestyle. We can conclude that it is possible to implant the methodology in Brazilian schools and that sex education, when it overcomes the stigma of sex, will be the basis for better management and leadership, with respect for students, for the construction of a better future, with respect to differences and human beings.

Keywords: Sex education. Sexuality. Democratic paradigm. Health. Nursing.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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