|
|
Aluno(a) |
Regiane Ferreira Sant |
Titulo |
ATIVIDADE HUMANA E ATIVIDADE DA MEDIAÇÃO DIALÉTICO-PEDAGÓGICA: COLABORAÇÕES DE VIGOTSKI |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Eliza Brefere Arnoni |
Data |
28/01/2013 |
Resumo |
A dificuldade no ensino da matemática, reiteradamente apontada pelos professores, é evidenciada pelos baixos índices de aprendizagem dos alunos, segundo os dados divulgados pelas avaliações externas que recaem sobre a educação escolar brasileira. Investigar a organização das aulas, para então discutir sobre uma proposição teórica e metodológica para as mesmas, é o objetivo central desta dissertação. Diante do exposto, e por entender que uma correta organização e desenvolvimento dos conceitos pode colaborar para a aprendizagem destes, visamos desenvolver uma proposição metodológica para a aula coerente com o materialismo histórico dialético, a partir de atividade que desenvolva conceitos e esteja fundamentada nas categorias atividade mediada e mediação dialética e pedagógica , as quais serão estudadas no decorrer dos capítulos. A intenção desta investigação é a de colaborar com as discussões atuais sobre o ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula, elaborando, a partir das categorias citadas, um corpo teórico que envolva a organização metodológica do conceito, o seu desenvolvimento e a sua avaliação como alternativa metodológica que proporciona aos alunos a elaboração dos conceitos matemáticos por meio da superação.
Palavras-chave: atividade mediada, mediação dialética e pedagógica, conceitos matemáticos.
ABSTRACT
The difficulty in teaching mathematics, repeatedly pointed out by teachers, is evidenced by low levels of students learning, according to data released through the ratings that are attributed to Brazilian education. To investigate classes organization and then discuss about a theoretical and methodological proposition for these classes is the fundamental objective of this essay. Considering the above and our belief (that the correct organization and development of concepts can help their learning), we aim to develop a methodological proposition for the math class as an educational activity that develops concepts from the categories mediated activity1 and dialectical and educational mediation2. The intent of this research is to collaborate with the current discussions about teaching and learning mathematics preparing, from the categories mentioned above, a theoretical methodology involving the organization of the concept, its development and its evaluation as a methodological alternative, which provides students with the creation of mathematical concepts by overcoming their difficulties.
Keywords: mediated activity, dialectical and educational mediation, math concepts. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|