UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Tony Honorato
Titulo ESCOLA COMPLEMENTAR E NORMAL DE PIRACICABA: formação, poder e civilidade (1897-1923)
Orientador(a)
Data 01/09/2011
Resumo Esta tese constitui numa pesquisa acerca da história da Escola Complementar e Normal de Piracicaba (1897-1921), figurações modelares na formação de professores primários no interior do Estado de São Paulo. Pesquisou como as relações de poder, em uma das mais antigas instituições escolares voltada à formação de professores, colaboraram com o esforço educacional no processo civilizador do homem piracicabano na modernidade republicana. Objetivou interpretar a constituição da Escola Complementar e Normal de Piracicaba, caracterizar a formação de professores como referencial civilizador e demonstrar relações de poder fundadas nos elementos da cultura escolar. Os procedimentos teórico-metodológicos recaíram sobre a proposta de Norbert Elias, em particular nos conceitos de figuração, interdependência, poder e processo civilizador. Elegeu como fonte primária histórica manuscritos, impressos e legislações referentes às Escolas pesquisadas. O período delimitado entre 1897 e 1921, justifica seu início pela instalação em 1897 da Escola Complementar e seu término em razão da efervescência cultural e pedagógica na Escola Normal de Piracicaba. Concluiu-se que, além da produção da imagem do homem moderno e civilizado na sociedade republicana, as figurações piracicabanas para formar professores viveram ao longo do seu processo histórico um reequilíbrio de poder na relação com a renomada Escola Normal da Praça da República de São Paulo.

Palavras-Chave: Escola Complementar. Escola Normal. Formação de Professores. Poder. Civilização. Piracicaba/SP
Tipo Defesa-Doutorado
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