UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Clarides Henrich de Barba
Titulo "Ambientalização Curricular" no Ensino Superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho
Orientador(a)
Data 29/06/2011
Resumo Esta tese tem como objetivo analisar se os cursos da Universidade Federal de Rondônia campus de Porto Velho incorporam a temática ambiental nos seus projetos pedagógicos, e, Identificar quais conhecimentos relativos à temática ambiental tem sido priorizado pelos cursos da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho – UNIR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pode ser caracterizada como um “estudo de caso” que adotou como instrumentos para a coleta de dados a análise documental dos projetos pedagógicos e entrevistas “semi-diretivas” com os coordenadores/chefes de departamento e professores dos cursos de graduação que contemplam a temática ambiental, em disciplinas oferecidas sob sua responsabilidade, somando trinta e sete entrevistas no total. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2009 e no primeiro semestre de 2010 na UNIR- campus de Porto Velho. Para a análise dos dados foi adotada a “análise de conteúdo” proposta por Bardin (2009). Para o desenvolvimento da pesquisa foram adotados os seguintes passos: a) leitura dos projetos pedagógicos para uma compreensão integral das propostas curriculares apontadas nos mesmos; b) identificação das temáticas ambientais encontradas nos projetos, planos pedagógicos e nas entrevistas com professores e coordenadores/chefes de departamento; c) organização e classificação dos temas ambientais para encontrar os núcleos de sentido; d) redação das análises e sínteses interpretativas das temáticas ambientais identificadas no processo da coleta de dados. Para a definição do corpus documental foram selecionados aqueles cursos que abordam aspectos da temática ambiental em seus Projetos Pedagógicos ou em suas disciplinas, a saber: Ciências Sociais, Pedagogia, Geografia, Biologia, Química, Física, Engenharia Elétrica, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Os resultados encontrados evidenciam que os cursos de graduação da UNIR do campus de Porto Velho trabalham a Ambientalização Curricular por meio de disciplinas. Destes cursos, os que mais desenvolvem a Ambientalização Curricular são os cursos de Geografia e Biologia. Observou-se as doze temáticas desenvolvidas pelos professores dos diversos cursos analisados que podem ser compreendidas como indícios de Ambientalização curricular. As temáticas ambientais encontradas nos planos pedagógicos foram: Multiculturalismo ambiental, História e Economia da Amazônia, Organização e espacialidade ambiental, Recursos hídricos, Poluição ambiental, Biodiversidade ambiental, energia ambiental, preservação ambiental, Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade, Justiça ambiental, Gestão e Análise ambiental e Legislação ambiental. Observou-se que os cursos de Bacharelado priorizam mais a temática ambiental em relação aos cursos de Licenciatura. Desse modo, observa-se que a temática ambiental poderia ser mais trabalhada nos cursos de Licenciatura, por meio da Educação Ambiental, enfatizando assim a formação de professores. Portanto, em função da localização da UNIR no espaço amazônico, considerando ser este espaço legitimado para que os debates ocorram, pode-se dizer da importância que a universidade tem na discussão dos temas ambientais para contribuir com o ensino, e conseqüentemente na formação de acadêmicos que possam atuar com responsabilidade, postura ética na sociedade e em escolas de modo geral.

Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Currículo ambientalizado. Educação Ambiental.
Tipo Defesa-Doutorado
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