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			| Aluno(a) | 
			Leticia Brito da Silva | 
		 
		
			| Titulo | 
			Estado do conhecimento: recuperação da aprendizagem e do reforço escolar na rede estadual paulista (1999 a 2009) | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			19/11/2010 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Esta pesquisa buscou verificar como se caracteriza a produção científica da avaliação formativa, voltando-se para os mecanismos de Recuperação e Reforço Escolar. Investigou como a política da Avaliação Formativa, a partir do Regime de Progressão Continuada, em 1997, por meio das teses e dissertações produzidas no período de (1999 a 2009) contribuíram para esclarecer os problemas de sua implantação no interior da escola. O objetivo foi evidenciar as contribuições ofertadas por essas pesquisas que auxiliaram vislumbrar melhor o estado atual da avaliação da aprendizagem no contexto do regime de progressão continuada e, também, o significado e o papel do reforço e da recuperação na rede estadual de ensino. Foram analisados, por meio da produção do Estado de Conhecimento os resultados de trabalhos de pesquisadores em educação sobre a avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada, destacando, na maioria deles, dois mecanismos de aprendizagem: o Reforço e Recuperação de Aprendizagem. Pode-se concluir que o reforço e a recuperação de aprendizagem são essenciais dentro de uma educação baseada em ciclos em um sistema educacional onde se pretende ter no Regime de Progressão Continuada uma base sólida, produtiva e de qualidade, é essencial que levemos em consideração, o ritmo diferenciado da aprendizagem de cada criança. 
 
Palavras-chave: Progressão Continuada, Avaliação Formativa, Reforço Escolar, Recuperação de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Reprovação Escolar. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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