|
|
Aluno(a) |
Leticia Brito da Silva |
Titulo |
Estado do conhecimento: recuperação da aprendizagem e do reforço escolar na rede estadual paulista (1999 a 2009) |
Orientador(a) |
|
Data |
19/11/2010 |
Resumo |
Esta pesquisa buscou verificar como se caracteriza a produção científica da avaliação formativa, voltando-se para os mecanismos de Recuperação e Reforço Escolar. Investigou como a política da Avaliação Formativa, a partir do Regime de Progressão Continuada, em 1997, por meio das teses e dissertações produzidas no período de (1999 a 2009) contribuíram para esclarecer os problemas de sua implantação no interior da escola. O objetivo foi evidenciar as contribuições ofertadas por essas pesquisas que auxiliaram vislumbrar melhor o estado atual da avaliação da aprendizagem no contexto do regime de progressão continuada e, também, o significado e o papel do reforço e da recuperação na rede estadual de ensino. Foram analisados, por meio da produção do Estado de Conhecimento os resultados de trabalhos de pesquisadores em educação sobre a avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada, destacando, na maioria deles, dois mecanismos de aprendizagem: o Reforço e Recuperação de Aprendizagem. Pode-se concluir que o reforço e a recuperação de aprendizagem são essenciais dentro de uma educação baseada em ciclos em um sistema educacional onde se pretende ter no Regime de Progressão Continuada uma base sólida, produtiva e de qualidade, é essencial que levemos em consideração, o ritmo diferenciado da aprendizagem de cada criança.
Palavras-chave: Progressão Continuada, Avaliação Formativa, Reforço Escolar, Recuperação de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Reprovação Escolar. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|