|
|
Aluno(a) |
Ana Paula Jardim Seixas |
Titulo |
O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual |
Orientador(a) |
|
Data |
13/08/2010 |
Resumo |
Este trabalho pretende apresentar alguns resultados de nossa dissertação de mestrado voltada para a investigação da possibilidade de incorporar atividades de fazer teatral à prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando à melhoria da produção textual dos alunos. Trata-se de pesquisa descritivo avaliativa, de natureza qualitativa, realizada com um grupo de alunos do 4º e 5º anos de uma escola particular de Matão-SP, Brasil. Nas atividades de intervenção, conduzidas por esta pesquisadora, foram realizadas sessões semanais de 1h30m com os alunos durante dois semestres, compreendendo atividades globais de expressão como: relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação, percepção e práticas de jogos e laboratórios teatrais. Também colaboraram na pesquisa a direção da escola, o professor das classes envolvidas no projeto,os demais professores bem como os pais, participando de entrevistas ou dando depoimentos sobre a participação dos escolares nas atividades de fazer teatral. Os resultados obtidos ultrapassaram a proposta inicial, pois, além de avanços na produção textual, podemos creditar a essa participação a melhora dos alunos no desempenho oral e a aquisição de outros comportamentos fundamentais para a vida em sociedade, como a cooperação, o respeito ao outro, a disciplina, além de auxiliarem na promoção de um ambiente lúdico e prazeroso, bastante estimulante para a criação textual. No que se refere aos professores da escola envolvida na pesquisa, podemos apontar uma mudança de concepção sobre o papel do fazer teatral e a perspectiva de inserirem mais atividades dessa natureza na prática pedagógica de suas disciplinas.
Palavras-chave: fazer teatral, jogos teatrais, laboratórios teatrais, prática pedagógica, produção textual, ensino fundamental. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|