UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Elizabete Aparecida Bernardino
Titulo Análise e implementação da nova proposta pedagógica estadual para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental
Orientador(a)
Data 06/08/2010
Resumo No início do ano letivo de 2008, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo iniciou a
implementação de uma nova proposta para os vários componentes curriculares, dentre os quais a Língua Inglesa. A perspectiva de trabalho com Língua Inglesa, dentro desta nova proposta curricular, é a dos letramentos múltiplos, buscando o desenvolvimento das competências relacionadas à leitura e à escrita, por meio dos diversos gêneros textuais. O objetivo principal desta pesquisa foi acompanhar o primeiro ano da implantação da nova proposta curricular de língua estrangeira para o Ensino Fundamental bem como seu processo de implementação em
uma classe da rede pública estadual. Pretendíamos, mais especificamente: a) analisar os fundamentos da atual proposta; b) compará-la com a anterior; c) avaliar sua eficácia na promoção das competências leitora e escritora dentro do contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira; d) avaliar as atividades práticas sugeridas, principalmente no que se refere ao aspecto motivacional. Pode ser considerada uma pesquisa avaliativo-descritiva, de natureza
qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram alunos da 7a série do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de uma cidade do interior paulista. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a) questionário inicial e final para os alunos; b) questionários para avaliar algumas atividades de língua inglesa; c) portfólio do aluno; d) um diário de campo da pesquisadora. De um modo geral a nova proposta curricular mostrou um potencial motivacional maior do que a anterior, mas algumas dificuldades na sua implementação puderam ser apontadas:
a) insuficiência do tempo previsto para a finalização de algumas atividades; b) falta de
flexibilidade para inserção de atividades diferenciadas e mais motivadoras contidas na proposta; c) concretização, na prática, da integração das quatro habilidades básicas (speaking, listening, reading, writing) bem como do aspecto cultural; d) número reduzido de aulas semanais, grande número de alunos por sala e o número de turmas do professor e) falta de material para o aluno e de espaços adequados ao ensino de LEM; f) o desinteresse, a indisciplina e a falta de
motivação de alguns alunos. Embora percebamos um avanço no ensino de LE nas escolas públicas estaduais, ainda não há evidências de que o trabalho com os gêneros textuais no ensino de língua inglesa possa contribuir para a promoção das competências de leitura e escrita, ampliando o nível de letramento dos alunos seja em língua estrangeira ou na língua materna.

Palavras-chave: proposta curricular; inglês; letramentos múltiplos; motivação.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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