UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Juliane Zacharias Bueno
Titulo Fundamentos Éticos e Formação Moral na Pedagogia Histórico-Crítica
Orientador(a)
Data 15/12/2009
Resumo Trata-se de um estudo na área da Filosofia da Educação que aborda a formação moral escolar na perspectiva educativa denominada Pedagogia histórico-crítica a partir de sua ética fundamentada na filosofia marxista.
A partir do estudo sobre a ética marxista relacionando-a a elementos existentes na produção teórica da Pedagogia histórico-crítica que explicitam esta ética, são realizados apontamentos sobre a ética que fundamenta esta pedagogia e sobre a formação moral escolar que emerge desta ética.
Para isso serão utilizadas algumas das principais referências do marxismo que abordam este tema como Karl Marx, Georg Lukács, Agnes Heller, Antônio Gramsci, entre outros. Estes autores serão cotejados com obras de Dermeval Saviani, principal autor desta pedagogia que trata dos fundamentos filosóficos da mesma.
Para atingir estes objetivos é lançada a hipótese de que a defesa da Pedagogia histórico-crítica pela socialização do conhecimento na escola possui como horizonte ético-político a humanização dos indivíduos – tendo em vista os limites e possibilidades apresentadas na sociedade capitalista – com o fim último de organização e luta revolucionária pela superação da sociedade de classes e pela construção do socialismo.
Neste sentido, a formação moral escolar orienta-se para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo para que ele tenha condições de compreender num nível maior de rigorosidade as contradições existentes na sociedade onde vive e a natureza sócio-histórica do ser humano. Por meio desta compreensão questione toda a realidade social que impede a realização das possibilidades constituídas historicamente de realização humana, e finalmente, coloque a luta coletiva e organizada pela superação das condições sociais existentes como imperativo em sua vida orientando a sua atividade para este fim.
Para isso, é apresentada a relação entre valor e conhecimento na formação moral escolar como objeto deste estudo, partindo do pressuposto de que o conhecimento objetivo articula-se a valores que explicitam a realidade como a totalidade das máximas possibilidades alcançadas de realização humana, o que torna esta relação central na formação moral para a autonomia e para a humanização do indivíduo.

Palavras-chave: Educação. Ética. Moral. Socialismo.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara