|
|
Aluno(a) |
Giorgia Caroline Tomaino |
Titulo |
Do ensino especializado à educação de jovens e adultos: análise das trajetórias escolares na perspectiva dos alunos, familiares e professores |
Orientador(a) |
|
Data |
04/09/2009 |
Resumo |
A presente pesquisa adota como referencial teórico a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. De acordo com o pressuposto, os contextos são salientados como importantes influências para o desenvolvimento humano no decorrer do ciclo vital, resultado da função conjunta das características da pessoa e dos processos proximais que se estabelecem nesses ambientes. Os objetivos da pesquisa foram constituídos das descrições das trajetórias escolares de alunos oriundos de ambientes institucionalizados e incluídos em escolas regulares, especificadamente em uma sala de aula do segmento da EJA e a elaboração de uma análise comparativa entre os dois ambientes destacados nas descrições, a partir das concepções dos alunos com deficiência e as perspectivas de seus familiares e professoras sobre o processo de inclusão escolar. Os participantes foram seis alunos com deficiência egressos de instituições e que estavam frequentando a EJA, seis familiares e quatro professoras sendo que duas ministravam aulas de língua portuguesa na sala da EJA e duas eram professoras da sala de recursos, especializadas em Educação Especial. Os instrumentos utilizados foram três roteiros de entrevistas semi estruturado. Os dados da pesquisa foram aglutinados em quatro categorias de análise: 1)Descrição do ambiente escolar 2) Aprendizagem 3) Relação família-escola 4) Processo de inclusão, todos subdivididos em tópicos temáticos que descrevem os dois contextos destacados.
Palavras-chave: Inclusão escolar, Trajetória escolar, Educação de Jovens e Adultos, Perspectiva bioecológica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|