UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Claudia Jotto Kawachi
Titulo A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
Orientador(a)
Data 27/02/2008
Resumo O objetivo deste estudo é verificar as potencialidades da música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa. Acreditamos que o uso da música pode contribuir para o envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando positivamente na motivação dos estudantes, que, diante da situação de desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem. A investigação foi realizada em duas séries do ensino fundamental e uma série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. Os dados foram analisados com base na bibliografia da área, à luz das teorias de motivação, educação musical e abordagens de ensino.Os resultados obtidos foram positivos confirmando a hipótese deste trabalho de que é possível despertar o interesse dos aprendizes por meio da música, já que esta é uma distração reconhecidamente apreciada por adolescentes. Assim, partindo de um recurso motivador para esses alunos, foi possível elaborar atividades que atingissem o objetivo principal deste trabalho, isto é, a utilização da música como recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira na rede pública. Esta pesquisa pode contribuir com estudos relacionados à produção de material didático na medida em que, com o auxílio da música, foi possível elaborar atividades que estimularam as quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, desenvolvendo, também, o trabalho com vocabulário, aspectos gramaticais e interpretação de texto, mantendo-se, durante as aulas, uma associação entre o conteúdo delas e o recurso estudado.

Palavras-chave: música, motivação, ensino-aprendizagem de inglês, escola pública.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara