|
|
Aluno(a) |
Leonor Paniago Rocha |
Titulo |
Estudo sobre a implantação do "Projeto Escola Inclusiva" em uma Escola de Ensino Fundamental do interior de Goiás. |
Orientador(a) |
|
Data |
24/07/2007 |
Resumo |
Este estudo procurou refletir sobre o cotidiano escolar de três alunos com necessidades especiais de uma escola intitulada inclusiva, localizada em uma cidade do interior do Estado de Goiás que adotou a proposta de inclusão da Superintendência de Ensino Especial, implantada em 1999 pelo governo do Estado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que procurou apreender a multiplicidade de sentidos presentes no campo educacional. A investigação, de cunho etnográfico norteou-se pelo desejo de compreender como se encontra essa instituição de ensino, como professores, alunos e familiares a vivem. Objetivou-se também verificar qual é a contribuição deste programa para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas nessa escola. Participaram deste estudo a professora da sala, a professora de apoio pedagógico, a coordenadora e a diretora, três alunos e seus familiares. Os dados foram obtidos por meio do registro em diário de campo e entrevistas realizadas com todos. Os dados coletados mostraram que o discurso político sobre inclusão em Goiás não vem se concretizando tal como se apresenta nos documentos normativos, pois, apesar da sensibilidade das professoras, coordenadora e diretora para com a Educação Inclusiva, constataram-se ausência de capacitação para trabalhar com a inclusão, carência de recursos materiais e humanos especializados, precariedade das orientações dadas pelos especialistas, elevado número de alunos com necessidades especiais por sala, precária estrutura física da escola, ainda que não fosse inclusiva. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|