UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Edna Cristina do Prado
Titulo Um olhar avaliativo sobre o MOVA-Regional no ABCD paulista - Dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal
Orientador(a)
Data 05/03/2007
Resumo A presente tese constitui-se em estudo avaliativo sobre o Movimento de Alfabetização na região do Grande ABCD paulista, conhecido como MOVA-Regional. O objetivo central foi desvelar rupturas e contradições presentes no MOVA-Regional quer em sua estrutura organizacional, quer em suas estratégias de ação e mobilização junto às classes trabalhadoras em relação às propostas dos movimentos populares de alfabetização de jovens e adultos dos anos 1950-1960, de orientação freireana, hoje sob forte influência de um contexto e de uma política de educação neoliberal. Entrevistas, depoimentos, documentos, dados censitários e de atendimento foram utilizados na análise, tendo como referenciais a teoria crítica, com especial ênfase nos estudos e pesquisas desenvolvidas na perspectiva educacional freireana. Através das categorias de análise, depreendidas do próprio corpus: desalienação; educação não-formal versus informal; participação social; e transformação social foi possível identificar significativas contradições em relação ao ideário freireano, entre as quais se destacam: a dependência do programa às oscilações dos recursos financeiros e interesses dos parceiros do movimento em detrimento às reivindicações das bases; a fragilidade e aligeiramento da formação docente inadequadas às funções requeridas do educador de jovens e adultos na proposta freireana; a ausência dos dados quantitativos e qualitativos sobre a demanda e desempenho dos educandos, os quais, aliados às diferenças espaciais, históricas e ideológicas observadas no movimento atual, em relação às dos movimentos populares de alfabetização da década de 50-60, revelam que o MOVA-Regional distorce em alguns momentos a proposta de educação popular de Paulo Freire utilizando-se de seus próprios princípios. Entretanto, mesmo apresentando alguns problemas, o movimento mantém aspectos positivos, entre os quais se destacam o seu poder de mobilização junto às camadas sociais mais populares e o trabalho desenvolvido na esfera municipal, que se configura, no atual contexto neoliberal, como um esforço diferenciado para o atendimento da demanda de jovens e adultos.

Palavras-chave: Alfabetização de jovens e adultos – Políticas Públicas – Educação Popular – Movimento de Alfabetização/MOVA-Regional – Grande ABCD paulista – Educação não-formal
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara