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Aluno(a) |
Solange de Souza Gonçalves |
Titulo |
O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético |
Orientador(a) |
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Data |
29/03/2006 |
Resumo |
A aprendizagem da escrita requer mais do que a simples transposição dos sons da fala em um outro plano. É preciso tornar-se consciente das estruturas fonológicas da linguagem e compreender o princípio alfabético. A condição para que a criança internalize procedimentos de um sistema alfabético implica a capacidade de lidar com fonemas, de chegar à noção de que as palavras são compostas por sons e que estes correspondem a letras que se empregam para escrever. Para se alcançar esse saber a respeito das relações estreitas e precisas entre letras e sons, a criança percorre um longo processo de construção de seus conhecimentos no mundo da escrita. Para um estudo mais objetivo e prático da consciência fonêmica, analisamos dados coletados de um jovem que manifesta dificuldades significativas em termos de domínio da escrita. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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