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Aluno(a) |
Valdeci Scaliante de Santana |
Titulo |
Abordagem linguística na alfabetização |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Luiz Carlos Cagliari |
Data |
04/05/2023 |
Resumo |
RESUMO
A educação passou por diversas transformações durante anos, com reformas estruturais ou metodologias e conteúdos introduzidos por programas governamentais que mais confundem do que ajudam o desenvolvimento do ensino-aprendizagem nos estados brasileiros. Devido a um excesso de projetos, livros didáticos, orientações pedagógicas e de gerenciamento, o professor não sabe quais estratégias de planejamento utilizar para consolidar uma educação de qualidade aos estudantes. O trabalho aqui apresentado refere-se à realização de um estudo sobre o modelo orientador fornecido pela SEE — SP, para análise/correção de produção de texto de estudantes do 2º e 5º ano. Tem-se como base a verificação de que modo ocorre a “implantação” dos procedimentos linguísticos na análise/correção com base nas orientações que se referem às competências e habilidades inseridas nos modelos propostos. Sãos apresentadas quatro competências que devem ser demonstradas pelos alunos em sua escrita. No entanto, o foco do trabalho insere-se com mais ênfase na Competência Ortográfica. Nessa direção, a relação do professor com os modelos servirá enquanto base de discussão para a identificação, primeiramente, das representações linguísticas presentes, se adequadas ou inadequadas. Em seguida, a partir de teorias que se debruçam sobre o estudo dos aspectos linguísticos, confrontar a produção textual, analisando as divergências presentes ou não, que se entrelaçam nesse processo. Desse modo, tem-se como base principal para a análise as teorias linguísticas de Cagliari (1989, 2000, 2007, 2020), estendendo-se às discussões de outros linguistas que contribuíram para o entendimento das relações entre fala e escrita. Além disso, os pontos articulados por Massini-Cagliari (1999, 2000, 2001, 2002) servirão, também, como fundamento teórico articulador, visto que ela, em sua discussão, destaca fatores relevantes que se entrelaçam de forma plausível com a pesquisa. Através dos estudos planejados, o projeto pretende oportunizar as bases procedimentais e os aspectos teóricos linguísticos, na tentativa de proporcionar um ensino equitativo de qualidade, que possa garantir uma educação eficaz (ODS). Dessa forma, destacase a representatividade da escrita na etapa da alfabetização e sua interação com áreas linguísticas como a fonética, a fonologia, a semântica, a sintaxe e a morfologia na formação dos alfabetizadores.
Palavras-chave: Alfabetização. Coesão e Coerência. Modelos Orientadores. Ortografia. Produção Textual. Representações linguísticas.
ABSTRACT
Education has gone through several transformations over the years, with structural reforms or methodologies and contents introduced by government programs that more confuse than help the development of teaching and learning in the Brazilian states. Because of an excess of projects, textbooks, pedagogical and management guidelines, the teacher doesn't know which planning strategies to use to consolidate a quality education for the students. The work presented here refers to a study about the guiding model provided by SEE - SP, for the analysis/correction of the text production of 2nd and 5th grade students. It is based on the verification of how the linguistic procedures are “implemented” in the analysis/correction based on the orientations that refer to the competences and abilities included in the proposed models. Four competencies are presented that must be demonstrated by students in their writing. However, the focus of the work is inserted with more emphasis on Spelling Competence. In this direction, the teacher's relationship with the models will serve as a basis for discussion to identify, first, the linguistic representations present, whether adequate or inadequate. Then, based on theories that focus on the study of linguistic aspects, confront the textual production, analyzing the divergences present or not, which are intertwined in this process. Thus, the main basis for the analysis is the linguistic theories of Cagliari (1989, 2000, 2007, 2020), extending to the discussions of other linguists who contributed to the understanding of the relations between speech and writing. Additionally, the points articulated by Massini-Cagliari (1999, 2000, 2001, 2002) will also serve as an articulating theoretical foundation, as she, in her discussion, highlights relevant factors that plausibly intertwine with the research. Through the planned studies, the project aims to provide the procedural bases and the theoretical linguistic aspects in an attempt to provide equitable quality teaching that can guarantee an effective education (sustainable development goal (SDG)). In this way, the representativeness of writing in the literacy stage and its interaction with linguistic areas such as phonetics, phonology, semantics, syntax and morphology in the training of literacy teachers are highlighted.
Keywords: Alphabetization. Cohesion and Coherence. Guiding Models. Spelling. Textual Production. Linguistic representations.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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