|
|
Aluno(a) |
Maria Glalcy Fequetia Dalcim |
Titulo |
O Currículo Integrado e o Trabalho Docente: um estudo sobre documentos orientadores do Instituto Federal de São Paulo |
Orientador(a) |
Anise de Abreu Gonçalves D\\\\\\\' Orange Ferreira |
Data |
26/05/2021 |
Resumo |
Resumo: No trabalho com alunos do Ensino Médio Integrado a Cursos Técnicos, disponibilizados pela
Rede Federal, mais especificamente o Instituto Federal de São Paulo, uma das recorrentes
demandas pauta-se na real integração do currículo da Base Nacional Comum com os
Componentes Técnicos. A articulação entre a educação profissional técnica e tecnológica e o
ensino básico subjaz como uma das características que fundamentam os objetivos e
finalidades da Lei nº 11.892/2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia. No entanto, historicamente, temos o processo de construção de conhecimento
feito de modo especializado, por meio de um currículo fragmentado – conteúdos e
conhecimentos são trabalhados de maneira disciplinar, a partir de uma grade curricular
fixamente estruturada. Na diligência pelo trabalho docente com a integração curricular – seu
entendimento, construção e efetivação – a presente tese inscreve-se no campo da Linguística
Aplicada e tem por objetivo principal analisar e discutir o currículo integrado e as prescrições
do agir docente no contexto da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio,
ofertada pelos Institutos Federais. Sob as lentes teóricas e o ferramental metodológico do
Interacionismo Sociodiscursivo e da Clínica da Atividade, analisam-se textos oficiais do
entorno-precedente ao agir compostos por diretrizes curriculares, resoluções e planos
pedagógicos de cursos, tendo por categorias analíticas o contexto de produção, a
infraestrutura geral dos textos, bem como os mecanismos de textualização. Resultados
evidenciam uma instabilidade no entendimento e uma escassez de elementos conceituais
acerca do currículo integrado, indicando ainda a manutenção de representações do currículo
tradicional. Os resultados revelaram também uma carência de informações relativas às
concepções do agir docente, representações, prefigurações e prescrições, evidenciando um
ocultamento do trabalho do professor, principalmente do professor de Língua Inglesa, no que
tange a implementação de uma política educacional de integração curricular entre a educação
propedêutica e a profissional, potencializando as fragilidades e a desestabilidade de um
gênero de atividade contemporâneo e não cristalizado.
Palavras – chave: Currículo Integrado. Educação Profissional. Interacionismo
Sociodiscursivo. Agir Docente. Língua Inglesa.
Abstract: In the work with high school students integrated to technical courses, made available by the
Federal Network, more specifically the Federal Institute of São Paulo, one of the recurring
demands is based on the real integration of the curriculum of the Common National Base with
the Technical Components. The articulation between technical and technological professional
education and basic education underlies as one of the characteristics that underlie the
objectives and purposes of Law nº 11.892 / 2008, which creates the Federal Institutes of
Education, Science, and Technology. However, historically, we have the knowledge-building
process done in a specialized way, through a fragmented curriculum - contents and knowledge
are worked in a disciplinary way, through a fixedly structured curriculum. In the diligence for
the teaching work with the curricular integration - its understanding, construction, and
effectiveness – this thesis is part of the field of Applied Linguistic and its main objective to
analyze and discuss the integrated curriculum and the prescriptions of the teaching working in
the context of technical professional education integrated to high school, offered by the
Federal Institutes. Under the theoretical lens and methodological tools of Socio-Discursive
Interactionism and the Clinic of Activity, official texts from the preceding surrounding of
acting are analyzed, composed of curricular guidelines, resolutions, legal advice, and
pedagogical plans, using, as analytical categories, the context of production, the general
infrastructure of the texts, as well as the textualization mechanisms. Results show an
instability in the understanding and a lack of conceptual elements about the integrated
curriculum, also indicating the maintenance of representations of the traditional curriculum.
The results also revealed a lack of information related to the conceptions of teaching acting,
representations, prefiguration and prescriptions, showing a concealment of the teacher's work,
especially the work of the English language teacher, regarding the implementation of an
educational policy of curricular integration between the propaedeutic and professional
education, enhancing the weaknesses and destabilization of a contemporary and noncrystallized
type of activity.
Keywords: Integrated Curriculum. Professional Education. Sociodiscursive Interactionism.
Teaching Work. English Language. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|