|
|
Aluno(a) |
Jéssica de Castro Gonçalves |
Titulo |
DOM CASMURRO EM DIFERENTES MATERIALIDADES: uma análise verbivocovisual do romance, da HQ e da minissérie |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Luciane de Paula |
Data |
24/05/2019 |
Resumo |
A recorrência de recriações de enredos literários em outros gêneros discursivos (filmes, minisséries histórias em quadrinhos, entre outros) suscita diferentes críticas favoráveis e desfavoráveis a esses tipos de produção. Denominadas de adaptações, essas obras são frequentemente julgadas como leituras melhores ou piores pela fidelidade de seus enredos aos do texto literário fonte, principalmente quando presentes no contexto escolar. Frente a esse embate, este trabalho tem como objetivo defender que essas recriações em outros gêneros discursivos são mais que simples adaptações, mas novas obras que mantém uma relativa (in)dependência com o texto literário e ressignificam-no nos novos gêneros. Além disso, problematiza-se o conceito de gênero discursivo e discute-se a importância da leitura desse tipo de produção no ensino de Língua Portuguesa. Como corpus delimitado desse estudo, propomos pensar a ressignificação de Capitu do romance Dom Casmurro de Machado de Assis e na minissérie Capitu do diretor Luiz Fernando de Carvalho e na história em quadrinho Dom Casmurro de Felipe Grecco e Mario Cau. Por se analisar a recriação do enredo romanesco em outros gêneros discursivos, este estudo fundamenta-se nas discussões desenvolvidas pelo Círculo de Bakhtin/Medvedev/Volochinov sobre gênero, enunciado, linguagem e diálogo. Metodologicamente, propõe-se a análise do corpus a partir do método dialético-dialógico (Paula et al, 2011). Ao pensar, sob a perspectiva bakhtiniana, a constituição do gênero discursivo, a partir da relação indissolúvel entre forma composicional, conteúdo temático e estilo, observou-se, até o presente momento, que a recriação do enredo romanesco em outras formas composicionais, a partir de outros estilos autorais, gera a ressignificação do conteúdo temático (enredo) novas Capitu’s. Desta forma, a minissérie e a história em quadrinhos constituem-se em novas obras ao se materializarem nesses novos gêneros, sem deixar de manter relações dialógicas com o romance. Acredita-se que com essa discussão contribuir com os estudos contemporâneos sobre gênero discursivo.
Palavras – chave: Recriação. Verbivocovisual. Gênero. Diálogo.
ABSTRACT
The recurrence of re-creations of literary entanglements in other discursive genres (films, miniseries, comics, among others) raises different favorable and unfavorable criticisms for these types of production. Denominated as adaptations, these works are often judged as the best or worst readings by the fidelity of their entanglements to the literary source text, especially when those are present in the school context. Facing this conflict, the present work aims to defend that these re-creations in other discursive genres are more than mere adaptations, but new works that maintain a relative (in)dependency with the literary text and re-signify it in the new genres. In addition, the concept of discursive gender is problematized and the importance of reading this type of production in Portuguese language teaching is discussed. As delimited corpus of this study, we propose to think about the resignification of the character Capitu, from the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, in the miniseries Capitu, by the director Luiz Fernando de Carvalho, and in the story of the comic book Dom Casmurro, by Felipe Greco and Mario Cau. Through a review of the romanesque plot in other discursive genres, this study is based on the discussions made by the Circle of Bakhtin / Medvedev / Volochinov on genre, utterance, language and dialogue. Methodologically, we propose an analysis of the corpus from the dialectical-dialogic method (Paula et al, 2011). Thinking from a Bakhtinian perspective about the constitution of the discursive genre, from an indissoluble approach between compositional form, thematic content and a style, we observed, until now, that the re-creation of the romanesque plot in other compositional forms, from other authorial styles, generates a re-signification of the thematic content (plot) and produces new Capitu’s. In this sense, the miniseries and the comics are constituted in the new works when materialized in the new genres, without ceasing to maintain dialogic relations with the novel. It is expected that this discussion contributes to contemporary studies on the discursive genre.
Keywords: Recriation. Verbivocalvisual. Genre. Dialogue. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|