UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Kamyla Barbosa Coradini
Titulo Análise dos Aspectos Culturais a partir dos Gêneros Textuais no Livro Didático Circles - PNLD 2018
Orientador(a) Profa. Dra. ANA CRISTINA BIONDO SALOMÃO
Data 27/09/2018
Resumo RESUMO
O estudo de inglês como língua estrangeira remete ao enfoque em aspectos culturais desse
idioma, trazendo à tona questionamentos sobre como estes podem ser abordados durante as
aulas de forma a gerar reflexões pelos alunos. O presente trabalho apresenta uma análise sobre
os aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro Circles I (2016), livro didático
previamente examinado e selecionado por uma comissão nomeada pelo governo federal – de
acordo com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e, posteriormente, escolhido
por professores da rede pública de ensino. Este estudo se mostrou de grande relevância tanto
por trazer a interação entre cultura e gêneros textuais, visto que as pesquisas costumam
considerar um aspecto ou outro e não a relação entre ambos, quanto por evidenciar a
importância do estudo de cultura em livros didáticos do ensino médio. A pesquisa se deu com
base nos conceitos de cultura defendidos por Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010),
Rajagopalan, (2005), Kumaravadivelu (2003), Kramsch (2001, 2009), Moran (2001), bem
como conceitos sobre gêneros textuais conforme Bronckart (2012), Marchuschi (2002, 2008,
2011), Hammond e Derewianka (2001), Dolz e Schneuwly (1996). Trata-se de uma pesquisa
documental na qual se analisa um livro didático em uma perspectiva qualitativa
interpretativista. Tendo em vista que a coleção Circles (2016) é pautada no ensino por meio
de gêneros textuais, este trabalho busca compreender que tipos de gêneros estão presentes no
livro didático Circles I (2016) e quais contribuem para abordar o componente cultural em sua
proposta de ensino. Os resultados mostraram que, embora a associação entre os gêneros
textuais e os aspectos culturais seja possível, o componente cultural é pouco explorado de
forma explícita no livro do aluno, algumas considerações sobre questões culturais estão no
guia didático para o professor.
Palavras-chave: Livro didático. Cultura. Gêneros textuais.
ABSTRACT
The study of English as a foreign language refers to the focus on cultural aspects of this
language, bringing up questions about how these can be addressed during class to generate
reflections by the students. This work presents an analysis of the cultural aspects from the
textual genres of the book Circles I (2016), a textbook previously examined and selected by a
committee appointed by the Brazilian Federal Government – according to “The National
Textbook Plan” (Plano Nacional do Livro Didático, PNLD-2018) and subsequently chosen by
public school teachers. This study proved to be of great importance both for bringing the
interaction between culture and text genres, since searches tend to consider one aspect or the
other and not the relationship between both, and by highlighting the importance of the study
of culture in high school textbooks. The research is based on the concepts of culture defended
by Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Rajagopalan, (2005), Kumaravadivelu (2003),
Kramsch (2001, 2009), Moran (2001), as well as concepts about text genres according to
Bronckart (2012), Marchuschi (2002, 2008, 2011), Hammond e Derewianka (2001), Dolz e
Schneuwly (1996). It is a documentary research in which a textbook is analyzed in a
qualitative interpretative perspective. Considering that the collection Circles (2016) is based
in teaching through genres, this work seeks to understand what types of genres are presented
in the textbook Circles I (2016) and which ones contribute to addressing the cultural
component in their proposal. The results showed that, although the association between the
genres and the cultural aspects is possible, the cultural component is little explored in an
explicit way in the student's book, some considerations on cultural issues are in the didactic
guide for the teacher.
Keywords: Textbook. Culture. Textual Genres.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara