UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Caio Santilli Oranges
Titulo O FENÔMENO DA RECONTEXTUALIZAÇÃO DE PALAVRAS EM OBRA REUNIDA DE CAMPOS DE CARVALHO: estudos iniciais para a elaboração de um vocabulário
Orientador(a) Profa. Dra. CLOTILDE DE ALMEIDA AZEVEDO MURAKAWA
Data 27/04/2018
Resumo RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno da recontextualização de palavras, isto é, a mudança de significado em lexias, usando, para tal, dados retirados de quatro obras literárias. O texto literário pode ser um corpus muito rico para análises linguísticas, pois as características que fazem esse texto expressivo permitem que os autores inovem a língua, (re)criando e transgredindo questões da norma linguística. Isso é o que acontece em Obra Reunida, do romancista brasileiro Walter Campos de Carvalho. Sendo assim, ao identificar e analisar o fenômeno da recontextualização de palavras em unidades lexicais presentes nos romances que compõem Obra Reunida, e como esse fenômeno contribui para a formação das narrativas, contribuiremos também para o resgate da obra do autor, considerada de pouca expressão no cenário nacional. Além disso, as análises das unidades com mais de um significado contribuirão para uma futura elaboração de vocabulário desse autor. Para tal, utilizou-se, em grande parte do estudo, do critério qualitativo, tendo em vista que os dados foram obtidos a partir de um corpus cujo tamanho não é vasto, mas representativo o suficiente para compreender as obras e as principais características do autor. Dessa forma, os 124 dados foram extraídos manualmente, sendo observados também a partir do critério lexicográfico, e foram analisadas 10 lexias de cada romance, totalizando 40 análises qualitativas. Assim, nota-se a presença de fenômenos como a polissemia, a homonímia, a metáfora, a metonímia, a expansão ou restrição do contexto de uso de lexias, além da influência que esses processos exercem sobre expressões sintagmáticas. Os resultados obtidos apontam para a importância de cada palavra na construção do texto literário carvaliano, pois a todo momento o romancista almeja ser expressivo e exprimir, por meio das palavras, seus ideais, crenças, criatividade, bem como construir uma obra coerente e que possa denunciar as questões lógicas e normativas que regem o mundo.

Palavras – chave: Recontextualização de palavras. Obra Reunida. Campos de Carvalho. Vocabulário.
ABSTRACT

This work aims to analyze the process of word recontextulization, this is, the change of meaning in words. For this, data from four literary texts were used. The literary text can be a rich corpus for linguistic analyzes, because the features of these texts are expressivity and creativity, which allows the author to innovate the language they use. That’s what happens in Obra Reunida, by Campos de Carvalho. Thus, when we identify and analyze the process of word recontextualization in his books, we also contribute to spread his name and work, which is not well known. Besides, the analysis will be used to sustain a future elaboration of a vocabulary of his narratives. Therefore, this study used mainly qualitative criteria, because all data were taken from a non-vast corpus, which was representative enough for the purposes established. We achieved 124 data, taken manually, using dictionary criteria, and 10 words from each narrative were analyzed. We could notice the presence of differente linguistic processes, such as polissemy, homonymy, metaphor, metonymy, and others. The results were also qualitative, and they point the direction based on how each word is important for the construction and elaboration of Carvalho’s literary texts, an author that is always trying to put his ideologies, creativity and beliefs into words, and also building a coherent job that tries to resign all the logic and normative ideas of the world.

Keywords: Word recontextualization. Obra Reunida. Campos de Carvalho. Vocabulary.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara