UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Natalia Aparecida Gomes Grecco
Titulo Estilo, autoria e contra-argumentação na aquisição da escrita
Orientador(a) Profa. Dra. ALESSANDRA DEL RE
Data 25/05/2017
Resumo A argumentação enquanto recurso privilegiado de construção do conhecimento tem sido o foco das pesquisas de diversos autores ao redor do mundo. Alguns deles (LEITÃO, 2003, 2009, 2011; VARGAS & LEITÃO, 2011; FUENTES, 2011; ANDREWS & HERTZBERG, 2009, entre outros) têm se dedicado a promover, na sala de aula de diversos níveis – desde o ensino fundamental até o superior – um ambiente que favoreça processos de reflexão e que levem os alunos, ao considerar pontos de vista opositivos, a se desenvolverem em um contexto dialógico de interação. Neste âmbito, o objetivo deste trabalho é discutir o papel da argumentação na sala de aula de redação para alunos (em torno de 14 anos) do nono ano do Ensino Fundamental. Para tanto, partimos da hipótese de que os próprios mecanismos envolvidos no ato de argumentar - a saber: a formulação de argumentos, a consideração de argumentos opositivos / formulação de contra-argumentos e a resposta final à oposição (LEITÃO, 2009, 2011) - colaboram para a aprendizagem da da escrita, à medida que os alunos tomam parte no discurso, defendendo seus pontos de vista. Tal discussão é feita a partir de um contexto teórico discursivo de base bakhtiniana (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1997; entre outros), que considera a linguagem e o diálogo como elementos constitutivos da formação do sujeito enquanto tal, dentro da sociedade em que habita. Ao tratar do contexto distintos apresentados nesta pesquisa, vemos que há, de fato, um papel importante a ser desempenhado pela argumentação na sala de aula. No caso da aula de redação, observamos principalmente a contribuição para a formação de um estilo nas produções escolares dos sujeitos e notamos que, em boa parte das produções, quando o escrevente realmente se apropria do argumentar como um posicionamento frente a um ponto de vista oposto, seu texto sofre uma desestabilização. A análise inicial dos dados demonstra que essa desestabilização ocorre principalmente em relação à estrutura do gênero, entendida como a forma imposta pelo ambiente escolar, e pode demonstrar que a argumentação interfere na construção textual, o que justifica o fato de ela ter de ser bem trabalhada na escola. Além disso, observamos também como a polêmica aberta ou contra-argumentação expressa nos textos ajuda na questão do estilo dos alunos.
Tipo Defesa-Doutorado
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