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Aluno(a) |
Raquel de Lima Turci |
Titulo |
O artigo definido e propostas de exercícios sob um viés predicativo e enunciativo: consciência gramatical, criatividade e autonomia |
Orientador(a) |
Profa. Dra. LECTICIA MARCONDES REZENDE |
Data |
04/05/2016 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho tem como principal objetivo explorar um diferente fazer pedagógico com a elaboração de exercícios baseados na proposta reflexiva presente na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Com esse grande objetivo, procuraremos compreender, especificamente, como funciona a categoria do artigo definido no português, analisando produções textuais de educandos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal e, a partir disso, elaborando exercícios que sejam voltados ao ensino de tal categoria gramatical e que estimulem, do ponto de vista linguístico, a consciência gramatical, criatividade e autonomia por meio da atividade epilinguística dos estudantes. Ao realizar esse trabalho, inevitavelmente compararemos também o tipo de exercício que propomos com aquele que parte de um viés mais normativo, tradicional e polarizador. O ensino tradicional de tais conteúdos estuda a categoria artigo definido em si mesma, sem articulá-la com as operações da linguagem e articulando-a muito pouco com o contexto linguístico no qual foi enunciada. Indo para além desse tipo de análise, portanto, o pesquisador Antoine Culioli ao articular língua e linguagem, buscando aquilo que há de invariante dentro da variação radical existente nas diferentes línguas e dentro de uma mesma língua, permite-nos pensar um outro fazer pedagógico para o ensino de línguas.
Palavras-chave: Ensino da língua materna. Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Consciência gramatical. Criatividade. Autonomia. Atividade epilinguística.
ABSTRACT
This work aims to explore a different pedagogical do with the preparation of exercises based on a reflective proposal present in the Theory of Predicative and Enunciative Operations. With this great goal, we will try to understand how the definite article category works in the Portuguese language specifically, by analyzing the textual productions of the students of the final years of elementary school in a public school. And from there, we will elaborate exercises that are aimed at teaching such grammatical category and to encourage grammatical conscience, creativity and autonomy through the epilinguistics activity of the students, from a linguistic point of view. When performing this work, inevitably we compare also the kind of exercise that we propose with one that has a more normative, traditional and polarizer trend. The traditional teaching of such contents studies the definite article category in itself, without articulating it with the operations of language and linking it very little with linguistic context in which it was enunciated. Therefore, going beyond this type of analysis, when the researcher Antoine Culioli articulate idiom and language, seeking for what is invariant within the existing radical change in different idioms and within the same idiom, he allows us to think another pedagogical do for the idioms teaching.
Keywords: Mother tongue teaching. Theory of Predicative and Enunciative Operations. Grammatical conscience. Creativity. Autonomy Epilinguistics activity.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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