UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Ana Maria del Pilar Altamirano Robles
Titulo INTERFERÊNCIAS LINGUÍSTICAS E INTERLÍNGUA: A aprendizagem de Português Língua Estrangira por hispanofalantes
Orientador(a) Nildiceia Aparecida Rocha
Data 23/02/2016
Resumo RESUMO

Esta pesquisa visa a estudar as interferências linguísticas nos níveis semântico, sintático e ortográfico, presentes na interlíngua de um grupo de alunos hispanofalantes, aprendizes do nível intermediário de português como língua estrangeira. A investigação buscou verificar as interferências linguísticas presentes nas produções escritas daqueles alunos, considerando a proximidade linguística entre o espanhol e o português, com o objetivo de avançar na descrição da interlíngua de alunos hispanofalantes e contribuir para o estudo do ensino e da aprendizagem de português como língua estrangeira. A hipótese deste trabalho é a de que o filtro cognitivo do espanhol pode influenciar de modo negativo a aprendizagem do português por serem consideradas línguas próximas. A análise foi realizada com base na metodologia da Linguística Contrastiva em um corpus de 70 textos elaborados por 50 alunos hispanofalantes, estudantes do nível intermediário de português como língua estrangeira, em dois Centros de Línguas em Lima, Peru. Além disso, foi aplicado um questionário semiestruturado no qual se propôs uma reflexão acerca do papel da língua materna, o espanhol, no processo de aprendizagem do português dos aprendizes em questão. A partir do referencial teórico sobre a interlíngua e as análises das interferências linguísticas, a pesquisa obteve resultados que revelaram informações significativas sobre as ocorrências das interferências nos níveis semântico, sintático e ortográfico, evidenciando, quantitativa e qualitativamente, as mais comuns na aprendizagem dos alunos, permitindo, assim, identificar os casos sistemáticos de interferências linguísticas recorrentes nas referidas produções escritas.

Palavras – chave: Linguística Contrastiva. Interferências Linguísticas. Interlíngua. Português Língua Estrangeira. Aprendizes hispanofalantes. Produção escrita.

ABSTRACT

This work aims to study linguistic interferences at semantic, syntactic and orthographic level which occur during interlanguage from a group of native Spanish-speaking students of intermediate level of Portuguese as a foreign language. The investigation sought to verify the linguistic interferences identified in the students’ writings, considering cross-linguistic similarity between Spanish and Portuguese with the objective of expanding interlanguage description of Spanish native speakers, and contributing the research on the teaching and learning of Portuguese as a foreign language. The hypothesis of this work is that the cognitive filter of Spanish can influence in a negative way Portuguese learning as these languages present typological proximity. The analysis of this work was based on Contrastive Linguistics methodology in a corpus of 70 writings elaborated by 50 native Spanish-speaking students from two Language Institutes in Lima, Peru. In addition to this, it was applied a semi-structured questionnaire which proposed a reflection about the native language (Spanish) role in the Portuguese learning process. From the theoretical framework about interlanguage and linguistic interferences analysis, this research got results that revealed, in a quantitative and qualitative way, relevant information about the occurrences of the most common interferences at syntactic, semantic and orthographic level during Portuguese learning. These results allowed identifying systematic cases of frequent linguistic interferences in the mentioned writings of the Spanish native speakers.

Keywords: Contrastive Linguistics. Linguistic Interferences. Interlanguage. Portuguese as Foreign Language. Spanish native speakers. Written Production.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara