|
|
Aluno(a) |
Heloísa Bacchi Zanchetta |
Titulo |
Aspectos culturais como fio condutor de interações em tandem na aprendizagem de Português Língua Estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s). |
Orientador(a) |
|
Data |
28/04/2015 |
Resumo |
RESUMO
Capaz de possibilitar diversos estudos no âmbito do intercâmbio de informações sobre uma língua estrangeira, a modalidade de ensino e aprendizagem tandem é uma parceria entre pessoas que querem aprender umas com as outras, visto que envolve pares de falantes nativos ou competentes, que entram em contato com o conhecimento alheio, aprendendo a habilidade do parceiro e ao mesmo tempo ajudando o outro a aprender a habilidade em que são proficientes, por meio de sessões bilíngues de conversação (TELLES, 2009). Este estudo observa e apresenta dados coletados a partir de interações em tandem entre uma estudante estrangeira e uma brasileira, objetivando-se: 1) estudar a utilização do componente cultural como guia das interações, pesquisando a manifestação de diferentes representações e estereótipos na fala das participantes; 2) observar a construção e reconstrução de identidades; e 3) verificar a possibilidade da abordagem de tópicos culturais influenciar ou auxiliar, de alguma maneira, no desenvolvimento da competência intercultural na aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Os pressupostos teóricos que norteiam este trabalho destacam a relação intrínseca entre língua e cultura e a importância do conhecimento desta última na aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: tandem; interculturalidade; estereótipos; identidades.
ABSTRACT
Able to allow several studies on the exchange of information about a foreign language, the modality of teaching and learning tandem is a partnership between people who want to learn from each other. It involves pairs of competent native speakers who have contact with the knowledge of the others, learning the skill of the partner while helping others learn the skill which is proficient in, through bilingual chat sessions (TELLES, 2009). This study presents data collected from interactions in tandem between a foreign student and a Brazilian one. The aims of this study are: 1) to understand the use of the cultural component as a guide in the interactions, investigating the manifestation of different representations and stereotypes in these interactions; 2) to observe the construction and reconstruction of identities; 3) to verify whether the inclusion of the cultural component in the interactions assists in the development of intercultural competence in the learning of Portuguese for Foreigners. The theoretical assumptions that guide this work highlight the intrinsic relationship between language and culture and the importance of this knowledge in learning a language.
Keywords: tandem; interculturality; stereotypes; identities.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|