UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld
Titulo O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Orientador(a)
Data 16/05/2011
Resumo Esta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes no momento da realização de seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para o desenvolvimento do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo e, em um segundo momento, focalizamos mais especificamente o desenvolvimento do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados em três fóruns online e como eles foram desenvolvidos nos tópicos, tendo em vista conceitos distintos de pensamento crítico e tomando como base o modelo de fases da investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001) e Garrison e Anderson (2003). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, nos apoiando nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) incluindo os tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível verificar que o fórum online configura-se como importante ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico de professores e para uma formação crítico-reflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação.
PALAVRAS-CHAVE: Fóruns online; formação inicial de professores de língua estrangeira; pensamento crítico; estágio supervisionado de LE.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara