|
|
Aluno(a) |
Vinício Moreira dos Santos |
Titulo |
Coesão referencial e ensino: histórico, aplicações e propostas |
Orientador(a) |
|
Data |
25/04/2011 |
Resumo |
Este trabalho procura responder a seguinte pergunta: desde a publicação de Cohesion in English, por Halliday e Hasan, em 1976, o que mudou no tratamento da questão da coesão referencial, especialmente no tocante ao ensino? Como resposta, apresentamos, inicialmente, um percurso histórico da abordagem do tema, iniciando em Halliday e Hasan, passando por Beaugrande e Dressler até a proposta, para a língua portuguesa, de Ingedore Koch. Em seguida, descrevemos e analisamos como os livros didáticos de Ensino Médio apresentam a coesão referencial, e propomos um experimento através do qual foi possível visualizar como os alunos fazem uso dos mecanismos de coesão referencial. Por fim, munidos da teoria, cientes dos problemas atuais dos livros didáticos e com um panorama abrangente sobre a relação dos estudantes com o tema, fornecemos uma proposta de trabalho, que procura derrubar a imagem da coesão referencial como mera substituição de termos em favor de um tratamento argumentativo.
Palavras chave: Coesão referencial; Lingüística Textual; Ensino |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|