UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Kátia Silene Gabrielli
Titulo Mediação em fóruns educacionais de curso online de língua estrangeira (espanhol)
Orientador(a)
Data 13/08/2010
Resumo Esta dissertação apresenta uma reflexão que envolve três grandes temáticas: mediação,
fórum virtual e ensino-aprendizagem de língua (espanhola). Desenvolvemos nosso
estudo a partir das seguintes questões de pesquisa: 1. Com base nas estratégias de
mediação de Santarosa e nos critérios de mediação de Feuerstein, que procedimentos de
mediação foram usados nos Fóruns educacionais do curso Español para Turismo? 2.
Como se comportaram professores e alunos com relação a um possível papel de
mediador no contexto dos fóruns virtuais? 3. O fórum se caracterizou como um lugar de
discussão, de debate, propício às estratégias de mediação, como, a princípio, seria
esperado desse gênero? Buscamos fundamentar nossos estudos em teorias sobre os
gêneros discursivos, embasamo-nos em trabalhos de Bakhtin (2002) e Marcuschi (2005)
para localizarmos o fórum educacional virtual nesse contexto. Apoiamo-nos na teoria de
Vygotsky (1930/1998), Feuerstein (1980, 1982:1994, 2002), Gutiérrez & Prieto (1994)
e Masetto (2000) para compreendermos o conceito de mediação, e buscamos em
Santarosa (2002) a classificação dos tipos de mediação. Para responder nossos
questionamentos, realizamos a coleta dos dados em fóruns educacionais de um curso
virtual de extensão universitária, intitulado Español para Turismo. Nossa análise indica
que a mediação é desempenhada, primeiro, pelo professor/tutor, mas os alunos também
realizam diversas mediações, inclusive entendem a necessidade da promoção de
debates. Verificamos que os alunos utilizam estratégias de mediação muito semelhantes
à de seu professor. E concluímos que a mediação no ambiente virtual de aprendizagem é
uma ação que pressupõe estratégias e metodologias diferentes da educação presencial,
mas que se estabelece a partir das relações interpessoais e da interação do grupo. Por se
tratar de um estudo de caso, acreditamos que as reflexões presentes nesta dissertação
não são conclusivas, mas poderão contribuir com o desenvolvimento de outras
pesquisas relacionadas a este assunto e, principalmente, para a melhoria das estratégias
e metodologias dos cursos virtuais.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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