|
|
Aluno(a) |
Maria Sílvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa |
Titulo |
Entrou por uma língua e saiu por outra... A contação de histórias em espanhol para crianças brasileiras |
Orientador(a) |
|
Data |
21/10/2009 |
Resumo |
Este trabalho teve por objetivo apresentar uma caracterização do gênero contação de histórias e verificar se os gêneros discursivos chegam a transpor as barreiras linguísticas entre línguas distintas. A partir de sessões de contação de histórias, em língua espanhola, para crianças brasileiras, na faixa etária de cinco anos, tornou-se possível traçar as reminiscências do gênero em questão. Para realizar esta pesquisa, tomamos como fundamentação teórica estudos sobre os gêneros discursivos, a linguística textual e reflexões acerca das proximidades e distanciamentos entre as línguas portuguesa e espanhola. A abordagem teórica adotada nos permitiu uma apreciação da linguagem através do gênero e não apenas ao ensino da língua espanhola em contexto brasileiro. Os estudos e reflexões acerca dos gêneros discursivos podem contribuir tanto para o ensino de uma língua materna, como para o ensino de uma língua estrangeira.
Palavras-chave: gênero; contação de histórias; crianças brasileiras; língua espanhola. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|