UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Jean Cristtus Portela
Titulo Práticas didáticas: um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana
Orientador(a)
Data 15/04/2008
Resumo Esta tese consiste em um estudo sobre a prática didática dos textos de introdução à semiótica greimasiana publicados originalmente no Brasil. O corpus analisado compreende um total de nove textos (cinco livros de autoria individual, três artigos publicados em coletânea e uma coletânea) editados entre 1978 e 2005. Partindo de uma reflexão semiótica sobre as características gerais da Didática como disciplina e como método prévia e intencionalmente elaborado para a transmissão do conhecimento (modelos didáticos de construção), procurei definir a prática didática como a situação típica em que um enunciador procura explicitamente transmitir, por categorização e tipificação dos conteúdos em um percurso canônico (motivação – adaptação – explicação – exemplificação), o saber que julga essencial para o conhecimento de uma determinada matéria, no caso, as bases da teoria semiótica preconizada por A. J. Greimas e a Escola de Paris. Eleitos entre os nove textos que compõem o corpus, os livros Elementos de Análise do Discurso, de J. L. Fiorin, e Teoria Semiótica do Texto, de D. L. P. de Barros, foram classificados como manuais prototípicos de semiótica, por apresentarem um panorama integral da elaboração e aplicação do percurso gerativo da significação, construção teórica que atua como limite/quadro sinóptico para a exposição didática. Após a análise do discurso didático-científico e do discurso editorial presentes nos dois manuais prototípicos, concluiu-se que os textos didáticos em semiótica, no que diz respeito à prática didática que empregam, podem ser divididos em textos de estratégia pragmático-generalista (o manual de Fiorin) – estilo adaptativo caracterizado pela assimilação englobante do universo cognitivo do enunciatário e pelo enfoque no objeto a ser analisado – e textos de estratégia teórico-específica (o manual de Barros) – estilo que se dirige a um público mais restrito e que se concentra em expor a pertinência e o alcance epistemológicos da teoria. Tais estilos adaptativos possuem nuanças e/ou híbridos, como se procurou demonstrar na análise dos outros sete textos que integram o corpus da pesquisa.

Palavras-chave: práticas semióticas; Didática; Semiótica greimasiana; manual de semiótica; discurso editorial, Brasil.
Tipo Defesa-Doutorado
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