UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Hiago Araujo Naldi
Titulo EL PÚBLICO, DE GARCÍA LORCA: um projeto trágico para o teatro moderno
Orientador(a) Profa. Dra. Renata Soares Junqueira
Data 29/05/2023
Resumo RESUMO
O poeta e dramaturgo Federico García Lorca (1898-1936) é um dos nomes mais singulares da literatura feita em língua espanhola e uma das figuras mais notórias da cena teatral do século XX. Sua obra conta com uma extensa tradição de estudos acadêmicos; em especial no que concerne às suas peças teatrais, as quais lhe renderam grande reconhecimento e constituem um projeto inovador no seu tempo. Isso posto, quando nos deparamos com El público (1930), uma das poucas peça de Lorca que trata de forma mais explícita o tema da homossexualidade, percebemos que a crítica tem a tendência de lê-la como uma obra singular do teatro moderno, encontrando nela traços surrealistas, expressionistas e até que remetam ao teatro do absurdo. Não obstante, estudos mais recentes sobre o trágico nas produções teatrais de García Lorca tendem a classificar a peça em questão como um texto dessa natureza. Portanto, a diretriz principal desta pesquisa é recuperar a peça El Público (1930) e lê-la como uma tragédia moderna, seguindo a pista ditada por Antonio Monegal (2000). Para isso, são fundamentais as considerações do crítico de cultura Raymond Williams, a respeito das diferentes nuances que a tragédia assume na modernidade, e do húngaro Peter Szondi, sobre o trágico e suas particularidades. Também não poderemos deixar de realizar um panorama da estética surrealista, além de considerações sobre a metateatralidade, que ajudaram a compreender o tom modernizador dado ao texto. Trata-se, em suma, de desvendar a configuração trágica da peça em sintonia com o tema da homossexualidade, que interfere estruturalmente na sua tessitura textual.
Palavras-chave: Teatro moderno espanhol; Federico García Lorca; Metateatro; Surrealismo; Tragédia; Homossexualidade.

ABSTRACT
The poet Federico García Lorca (1898-1936) is one of the most important Spanish authors, from pre-civil war Spain, at the beginning of the 20th century. His work draws on an extensive tradition of scholarly scholarship; in particular with regard to his theatrical plays, which earned him great recognition and constitute an innovative project in his time. That said, El Público (1930), the only play by Lorca that explores the theme of homosexuality, we realize that critics tend to read it as a unique work. of modern theater, finding in it surrealist, expressionist traits and even those that refer to the theater of the absurd. However, more recent studies on the tragic in García Lorca's theatrical productions tend to classify the play in question as a text of this nature. Therefore, the main guideline of this research is to study the play El Público (1930) and read it as a modern tragedy, following the lead dictated by Antonio Monegal (2000). For this, the considerations of the cultural critic Raymond Williams, regarding the different nuances that tragedy assumes in modernity, and of the Hungarian Peter Szondi, about the tragic and its particularities, are fundamental. Nor can we fail to carry out an overview of surrealist aesthetics, in addition to considerations on metatheatricality, which helped to understand the modernizing tone given to the text. It is, in short, to unravel the tragic configuration of the play in tune with the theme of homosexuality, which structurally interferes in its textual texture.
Keywords: Modern Spanish theater; Federico Garcia Lorca; Metatheatre; Surrealism; Tragedy; Homosexuality.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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