UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Wagner Santos Araujo
Titulo As dimensões da poética realista nas narrativas de Conceição Evaristo
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Cesar Andrade da Silva
Data 25/10/2023
Resumo RESUMO
O modo de escrita de autores negros contemporâneos representa, nos estudos de teoria literária e de narrativa, campos férteis de investigação, à medida que os procedimentos de análise e o modo de estabelecer os parâmetros identitários de uma literatura negra, de autoria negra ou sob a ótica de temas afrocentrados, a partir de um viés realista, não correspondem diretamente às convenções da tradição da crítica literária brasileira. Nesse sentido, é imperativo considerar o sujeito que escreve, o gênero literário e seu interlocutor como balizadores fundamentais no âmbito do processo de representação de uma sociedade em constante transformação que, consciente dessa transformação, se vale dos signos literários para promover outras maneiras para representação do tempo, das personagens, do narrador e dos temas que assolam a contemporaneidade. Considerar tais aspectos não significa, de imediato, promover novas metodologias ou ignorar as já existentes, mas evidenciar que, no tempo presente, as representações, os sentidos e as demandas requerem dos estudiosos novas posições sobre essas categorias de análise, a fim de compreender a estética realista que permeia e caracteriza a literatura brasileira desde o século XIX até os dias de hoje. Por conseguinte, a investigação acerca das dimensões da poética realista nas narrativas de Conceição Evaristo visa se apropriar da reflexão acerca da noção de realismo enquanto projeto inconcluso, que se manifestou ao longo do tempo, orientado por tentativas pré-definidas em trazer para o centro das discussões temáticas vinculadas às questões de raça e gênero. Tal abordagem justifica o estudo centrado na autora que, por meio de sua escrita, coloca em destaque a mulher negra como personagem central e discute, tanto em suas narrativas circunscritas no gênero do conto literário, quanto no gênero romance, questões vinculadas à cor, à violência e à discriminação acerca dos corpos negros femininos. Desse modo, por meio de uma perspectiva decolonial e tendo um arcabouço teórico composto por diferentes áreas do conhecimento (filosofia, sociologia, psicologia, teoria literária, linguística, etc.) relacionadas a instâncias como memória, consciência, raça e gênero, esta tese se consolidou como um caminho para colocar em destaque a urgência de estudos acerca desse projeto inconcluso, que teve início no âmbito da geração de 1930 sobre a noção de realismo, tendo como premissa a necessidade de validar os diversos temas associados à questão da negritude brasileira, sobretudo a questão de gênero, de experiência (escrevivência) e de autoria. Assim, como objetivo geral, a presente investigação buscou identificar os aspectos que configuram os realismos presentes nas obras de Conceição Evaristo, considerando as escolhas da autora em produzir narrativas cujas personagens centrais – mulheres negras – se situam no contexto da periferia e, como objetivo específico, comparar os tipos de realismos presentes nas narrativas situadas nos contos das obras Olhos d’água (2016) e Insubmissas lágrimas de Mulheres (2011), com os romances Ponciá Vicêncio (2017) e Becos da Memória (2017), a fim de evidenciar constâncias, ampliações ou divergências nos modos de representar o real. A metodologia que norteou a escrita da tese teve como corte epistemológico a abordagem comparativa, uma metodologia apropriada para descrição, análise e identificação de contextos históricos diversos de suas obras, sob o olhar do gênero conto e do gênero romance e, para realização procedimental, elucidamos os tipos de estratégias intertextuais presentes nas narrativas de Conceição Evaristo.
Palavras-chave: Mulher; Realismo; Poética; Narrativa; Conceição Evaristo.

ABSTRACT
The way of writing of contemporary black authors represents, in studies of literary theory and narrative, fertile fields of investigation, as the analysis procedures and the way of establishing the identity parameters of black literature, of black authorship or under the perspective of Afrocentric themes, from a realistic point of view, do not directly correspond to the conventions of the tradition of Brazilian literary criticism. In this sense, it is imperative to consider the subject who writes, the literary genre and its interlocutor as fundamental beacons in the representation process of a society in a constant transformation that, aware of this transformation, uses literary signs to promote other ways of representing time, characters, the narrator, and the themes that plague contemporaneity. Considering such aspects does not immediately mean promoting new methodologies or ignoring existing ones, but showing that, in the present time, representations, meanings and demands require scholars to adopt new positions on these categories of analysis to understand the realistic aesthetics that permeates and characterizes Brazilian literature from the 19th century to the present day. In this sense, the investigation of the dimensions of realistic poetics in Conceição Evaristo's narratives aims to appropriate the reflection on the notion of realism as an unfinished project, which manifested itself over time guided by pre-defined attempts to bring to the centre of discussions themes linked to issues of race and gender, which justifies the study centred on the author who, through her writing, highlights the black woman as her central characters and discusses both in her narratives circumscribed in the genre of the literary tale, and of the romance genre, issues related to colour, violence and discrimination against black female bodies. Through a decolonial perspective and having a theoretical framework composed of different areas of knowledge (philosophy, sociology, psychology, literary theory, linguistics, etc.) related to memory, consciousness, race and gender, the thesis was consolidated as a way to highlight the urgency of studies on this unfinished project that began in the 1930s on the notion of realism, based on the premise of the need to validate the various themes associated with the issue of Brazilian blackness, especially the issue of gender, experience (registration ) and authorship. Thus, as a general objective, the present investigation sought to identify the aspects that configure the realism present in the works of Conceição Evaristo, considering the author's choices in producing narratives whose central characters - black women - are located in the context of the periphery and as a specific objective, to compare the types of dashes of realism present in the narratives located in the short stories of the works Olhos d'água (2016) and Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), with the novels Ponciá Vicêncio (2017) and Becos da Memória (2017), to evidence constancy, expansion or divergences in the way of representing the real. of the novel genre and for procedural realization, we elucidate the types of intertextual strategies present in Conceição Evaristo’ s narratives.
Keywords: Woman; Realism; Poetics; Narrative; Conceição Evaristo.

RESUMÉ
La manière d'écrire des auteurs noirs contemporains représente, dans les études de théorie littéraire et narrative, des champs d'investigation fertiles, comme les procédures d'analyse et la manière d'établir les paramètres identitaires d'une littérature noire, de l'auctorialité noire ou sous la perspective de thèmes afrocentriques, d'un point de vue réaliste, ne correspondent pas directement aux conventions de la tradition de la critique littéraire brésilienne. En ce sens, il est impératif de considérer le sujet qui écrit, le genre littéraire et son interlocuteur comme des balises fondamentales dans le processus de représentation d'une société en constante transformation qui, consciente de cette transformation, utilise les signes littéraires pour promouvoir d'autres manières de représenter le temps, les personnages, le narrateur et les thèmes qui gangrènent la contemporanéité. Prendre en compte de tels aspects ne signifie pas d'emblée promouvoir de nouvelles méthodologies ou ignorer celles qui existent, mais montrer qu'à l'heure actuelle, les représentations, les significations et les exigences exigent que les chercheurs adoptent de nouvelles positions sur ces catégories d'analyse afin de comprendre l'esthétique réaliste qui imprègne et caractérise la littérature brésilienne du XIXe siècle à nos jours. En ce sens, l'enquête sur les dimensions de la poétique réaliste dans les récits de Conceição Evaristo vise à s'approprier la réflexion sur la notion de réalisme en tant que projet inachevé, qui s'est manifesté au fil du temps guidé par des tentatives prédéfinies de mettre au centre des discussions des thèmes liés aux questions de race et de genre, ce qui justifie l'étude centrée sur l'auteur qui, à travers son écriture, met en lumière la femme noire comme ses personnages centraux et aborde à la fois dans ses récits circonscrits au genre du conte littéraire, et du genre romanesque , les questions liées à la couleur, la violence et la discrimination contre les corps des femmes noires. À travers une perspective décoloniale et ayant comme cadre théorique composé de différents domaines de connaissances (philosophie, sociologie, psychologie, théorie littéraire, linguistique, etc.) liés à la mémoire, à la conscience, à la race et au genre, la thèse a été consolidée comme un moyen de mettre en évidence l'urgence des études sur ce projet inachevé qui a commencé dans les années 1930 sur la notion de réalisme, partant du postulat de la nécessité de valider les différentes thématiques associées à la question de la noirceur brésilienne, notamment la question du genre, de l'expérience (inscription) et paternité. Ainsi, comme objectif général, la présente enquête a cherché à identifier les aspects qui configurent les réalismes présents dans les œuvres de Conceição Evaristo, compte tenu des choix de l'auteur dans la production de récits dont les personnages centraux - les femmes noires - se situent dans le contexte de la périphérie et comme objectif spécifique, comparer les types de réalismes présents dans les récits situés dans les nouvelles des œuvres Olhos d'água (2016) et Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), avec les romans Ponciá Vicêncio (2017) et Becos da Memória (2017), afin de mettre en évidence la constance, l'expansion ou les divergences dans la manière de représenter le réel. La méthodologie qui a guidé la rédaction de la thèse avait comme coupe épistémologique l'approche comparative, méthodologie appropriée pour la description, l'analyse et l'identification des différents contextes historiques de ses œuvres, sous les yeux de la nouvelle et du genre roman et pour la réalisation procédurale, nous élucider les types de stratégies intertextuelles présentes dans les récits de Conceição Evaristo.
Mots-clés: Femme, réalisme; Poésie ; Narration ; Conceição Evaristo.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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